Alunos do 8° de Arquitetura acompanham ensaios em concreto no Laboratório de Materiais de Construção da UNIVIÇOSA
Com o objetivo de discutir as tecnologias aplicadas no ramo de Ciência e Tecnologia de Materiais de Construção Civis, os alunos do 8º período de Arquitetura realizaram produção, moldagem e acompanharam o rompimento de corpos de prova de um concreto produzido no Laboratório de Materiais de Construção. A aula prática foi conduzida pelos professores Klinger Senra e Rômulo Rodrigues.
Cada estudante moldou seu próprio corpo de prova que, uma semana depois foi levado à ruptura para que verificassem como o processo de moldagem (e adensamento da amostra) também pode influenciar nas propriedades mecânicas do concreto.
A dinâmica buscou representar a importância de um bom acompanhamento e fiscalização de obras a fim de se garantir um adequado controle de qualidade na Construção Civil. Também se discutiu a importância de uma adequada dosagem experimental de concretos convencionais, uma vez que o conhecido traço “3:1” já não atende a requisitos mínimos de resistência em obras de concreto armado ou protendido.