Acadêmicos compõem grupo que estuda Gestão Esportiva. Visita foi ao Tupi de Juiz de Fora
Grupo da Univiçosa no Tupi de Juiz de Fora
Quatro alunos de Administração da Univiçosa, integrantes do Grupo de Estudos de Processos Administrativos (GEPA), visitaram o Tupi Football Club, de Juiz de Fora, nesta segunda-feira dia 22. Brener Feijó Torres, Gustavo Bruno Pereira de Souza, Paulo Vinicyus Santos Sodré e Tomás Lopes de Freitas atuam na linha de pesquisa de Gestão Esportiva, orientados pela Gestora do Curso de Administração, Professora Daiane Miranda de Freitas.
O objetivo da visita foi conhecer a realidade da gestão de um clube de futebol e contextualizar os assuntos abordados nas reuniões do GEPA. O Assessor Especial da Presidência do Tupi, Nicanor Ataíde Pires, recepcionou os alunos da Univiçosa e apresentou uma síntese das responsabilidades de um Gestor Esportivo e as dificuldades de se gerir um clube de futebol como o Tupi. O clube de Juiz de Fora completou 100 anos no dia 26 e atualmente disputa a série C do Campeonato Brasileiro.
A Gestão Esportiva está cada vez mais em evidência no cenário nacional, onde começa a ganhar espaço, seguindo o exemplo da Europa e Estados Unidos, onde a prática já se consolidou.
Os clubes estão buscando profissionais qualificados com as características necessárias para aplicar estratégias de promoção do desenvolvimento constante das equipes dentro e fora de campo, na avaliação dos alunos.
Para Daiane de Freitas, esse tipo de oportunidade deve ser incentivado e proporcionado aos alunos. “É a chance de aproximá-los da realidade, para não ficarem somente no imaginário ou no que dizem os noticiários, sob o ponto de vista dos jornalistas, mas, sim, com a visão crítica dos alunos a partir da observação no local”, conclui.