O Banco de Alimentos está inserido no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Na última sexta-feira (20), acadêmicos do Curso de Nutrição da Univiçosa realizaram uma visita técnica ao Banco de Alimentos em Ubá-MG. A visita foi coordenada pelas professoras Luciana Marques Cardoso e Simone Torres.
O Banco de Alimentos está inserido no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Segundo a nutricionista responsável, Gisely Peron Gasparoni, no Banco de Alimentos são recebidos alimentos da agricultura familiar, adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o objetivo de garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias as populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Os alimentos também são doados pelo mercado atacadista e varejista da região. Estes alimentos são distribuídos gratuitamente a entidades cadastradas, como creches, abrigos, casas de apoio, entre outros.
No Banco de Alimentos da microrregião de Ubá também são realizadas oficinas aos manipuladores de alimentos das entidades beneficiadas e para os agricultores familiares. Nestas oficinas são abordados temas como higiene dos alimentos, reaproveitamento integral dos alimentos e produção de geleias.
Durante a visita os alunos puderam conhecer a rotina de um Banco de Alimentos e entender a importância que o programa traz aos seus beneficiados, fortalecendo cada vez mais a agricultura familiar local e trabalhando para o combate ao desperdício. Foi possível também observar a atuação do nutricionista dentro da área de nutrição social.