Alunos do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa realizaram uma visita técnica ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB)
Nesta quinta (25), alunos do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa realizaram uma visita técnica ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB) localizado no município de Araponga/MG.
O Parque está localizado na região da Zona da Mata, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, em uma área que se estende entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce. Foi criado em 27 de setembro de 1996 pelo Decreto Estadual n.º 38.319. A unidade de conservação tem 14.984 hectares compostos por matas, montanhas, vales, chapadas, encostas e inúmeras nascentes que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul.
O Parque preserva o bioma Mata Atlântica, extremamente importante e ameaçado de extinção. A vegetação dessas áreas florestais está representada por um diversificado extrato de árvores que alcançam de 15 a 40 metros de altura.
O Parque abriga vários Picos: o do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do Boné (1.870 m). Durante a visita, os alunos puderam observar a formação de um ecossistema rico em orquídeas, samambaias, liquens, bromélias, variedades de gramíneas, arbustos e cactos, criando uma das mais belas paisagens do Parque.
Para uma maior apreciação, foi realizada uma trilha ecológica para observação do macaco muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção.
O Parque possui uma boa infraestrutura voltada para pesquisa e para o visitante. Segundo a Professora Cristiane Pires, esta vivência ecológica agrega conhecimento ao conteúdo ministrado em Ciências Ambientais e a sensação de convívio direto com a natureza é muito gratificante .