O TECSA dispõe de uma equipe multidisciplinar para serviços de pesquisa e desenvolvimento de projetos, sempre com a mais qualificada e respeitada prestação de serviços em análises laboratoriais, mantendo estreita cooperação técnico-científica com Universidades e Instituições Nacionais e Internacionais, trazendo para a realidade do Agribusiness latino-americano, inovação e tecnologia apropriada.
Na última sexta-feira (20), a professora do curso de Medicina Veterinária, Dra. Waleska Ferreira Dantas, levou seu grupo de estudos PatoClinVet - Núcleo de Estudos Multidiciplinar, composto por alunos do 4º ao 9º período, para uma visita técnica ao TECSA Laboratórios, em Belo Horizonte.
A turma foi recebida pelo Diretor Técnico do Laboratório, Dr. Otávio Valério de Carvalho e sua equipe. Inicialmente, o Dr. João Paulo Fernandes e o Dr. Otávio Valério, ministraram uma palestra onde foi apresentado todo trabalho desenvolvido pela empresa em análises. A TECSA Laboratórios possui atualmente cerca de 12 laboratórios integrados com diversos setores distintos, desde a Patologia Clínica tradicional até análises microbiológicas, biologia molecular, anatomia patológica, análise de alimentos, dentre outros.
Além disso, o Tecsa possui um setor de Pesquisa e desenvolvimento de técnicas que são utilizadas dentro do próprio laboratório a fim de minimizar os custos operacionais e oferecer serviços de qualidade com preços acessíveis para seus parceiros. O Tecsa dispõe ainda de laboratório de controle de qualidade para garantir a qualidade das análises realizadas no mesmo. Posteriormente, a turma pode ouvir mais sobre “fatores pré-analíticos que interferem nos resultados de exames”, na palestra ministrada pelo Médico Veterinário Tiago Perdigão.
Após as palestras, os alunos do curso de Medicina Veterinária puderam também conhecer as instalações do Laboratório, desde o recebimento e separação das amostras armazenadas até o processamento das amostras em todos os setores. O Laboratório faz, atualmente, em média 6.000 exames por dia, divididos em amostras do segmento Pet e amostras provenientes de indústrias alimentícias.
Durante a visita às instalações, o sócio proprietário Dr. Luíz Eduardo Ristow contou um pouco da história do Laboratório, dos desafios diários para manutenção da qualidade e parabenizou a Univiçosa pela iniciativa de mostrar aos alunos de graduação do curso de Medicina Veterinária como é importante o contato com uma empresa fora das instalações de uma faculdade.
Fundado em 1994, o Tecsa Laboratórios completou 25 anos de atividades e vem crescendo a cada dia. É uma empresa que possui credenciamento no MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, possui a ISO 9001* desde 2014 e é o único laboratório da América Latina credenciado pela União Europeia para titulação de Raiva em Pets.
Todos os alunos ficaram encantados com a dimensão e qualidade em todos os setores do Laboratório.
O curso de Medicina Veterinária, sobretudo a Prof. Dra. Waleska Dantas, agradecem ao Dr. Luíz Eduardo Ristow e a toda equipe do Tecsa Laboratórios pela oportunidade da visita!
*A expressão ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão