Alunos da Engenharia Civil conhecem a CBA

Alunos da Engenharia Civil conhecem a CBA

Durante as visitas os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como ocorre o processo de lavra e beneficiamento da bauxita

Publicado em 25 de maio de 2018

Nos dias 17 e 18 de maio os alunos do curso de Engenharia Civil (manhã e noite do terceiro período) visitaram a Unidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa vinculada ao grupo Votorantim, localizada no município de Mirai/MG. Durante as visitas os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como ocorre o processo de lavra e beneficiamento da bauxita, bem como visitar áreas reabilitadas após a extração do minério.

O minério de bauxita ocorre superficialmente, ou seja, a poucos metros de profundidade. Assim, a extração do mesmo não demanda o aprofundamento das áreas mineradas. Após a retirada do minério, este segue para a planta de beneficiamento em que o processo consiste na diminuição granulométrica e lavagem do material. Neste processo, a bauxita é separada da argila, sendo esta enviada para a barragem de rejeito e aquela seca e empilhada. Posteriormente, é enviada a outra unidade do grupo para transformação em alumínio.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) que trata a água oriunda da barragem de rejeito, também foi visitada. Como observado no local o tratamento da água consiste na diminuição da turbidez da água e elevação do ph da mesma. Após o tratamento a água é devolvida ao meio ambiente. A ETA chama atenção devido ao fato da sua operação ser totalmente automatizada.

Ainda, foi possível visitar um campo experimental de reabilitação de área minerada da empresa. Neste desenvolve-se uma série de estudos buscando amparo científico para desenvolvimento e implantação das melhores práticas de reabilitação para as principais culturas utilizadas na região, como café, eucalipto e pastagens.

A visita foi vinculada a disciplina de Geologia Aplicada a Engenharia e foi possível devido ao projeto desenvolvido pela mineradora intitulado “Conhecendo a CBA” em que as portas da empresa são abertas para visitantes do entorno à mineração.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-da-engenharia-civil-conhecem-a-cba