A visita teve o objetivo de abordar os aspectos geomorfológicos da Serra de São Geraldo no contexto da recuperação de áreas degradadas.
Nesta quinta-feira (18), alunas do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa fizeram visita técnica à Serra de São Geraldo e Universidade Federal de Viçosa (UFV). A visita faz parte das atividades da disciplina “Recuperação de Áreas Degradas” ministrada pela Professora Silmara Costa Silva.
A visita teve o objetivo de abordar os aspectos geomorfológicos da Serra de São Geraldo no contexto da recuperação de áreas degradadas, bem como visualizar técnicas de drenagem, estabilização e revegetação de taludes de estrada tanto na Serra quanto na UFV.
A primeira etapa consistiu na observação da paisagem na Serra de São Geraldo e identificação de pontos de degradação, como voçorocas e desmatamento de topos de morro. Em seguida, foram avaliadas obras de engenharia aplicadas no terreno para realização da drenagem de águas pluviais e contenção de sedimentos provenientes dos taludes da estrada.
A segunda etapa foi realizada na UFV, onde as estudantes puderam observar na prática as técnicas comumente utilizadas para contenção e revegetação de taludes, que vão desde a drenagem adequada até o plantio de espécies utilizando microcoveamento, com ou sem uso de biomantas antierosivas.