O trabalho foi apresentado durante o XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica (COBEQ – IC). O evento teve como tema principal “O Ensino e Pesquisa na Indústria 4.0’’.
Dos dias 21 a 24 de julho, a aluna do curso de Engenharia Química Ellen Daiana Souza Ferro participou do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica - (COBEQ – IC), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento abordou diversos temas da engenharia como pesquisa, inovação científica e a revolução da indústria 4.0.
No Congresso, Ellen Ferro apresentou o trabalho intitulado “Estudo de Ancoramento Molecular (Docking) de Potenciais Inibidores da Butirilcolinesterase Humana (HssBChE)”, em parceria com a professora Ana Paula Guimarães, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com o aluno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Augusto Lino,. O trabalho teve como objetivo principal avaliar o poder inibitório de 8 potenciais inibidores das enzimas acetilcolinesterase e Butirilcolinesterase que são as principais enzimas presentes no sistema nervoso que estão diretamente relacionadas a doença de Alzheimer.
De acordo com a docente Ellen Ferro: “durante o Congresso tive a oportunidade de conhecer estudantes de engenharia química de vários estados do Brasil, professores e profissionais de diversas áreas, como controle e automação, ciências forenses, processamento mineral e petroquímica. Esse contato me permitiu enxergar todas as possibilidades que a engenharia química proporciona e a aplicação dos diversos conceitos abordados durante o curso”.
O Congresso possibilitou o contato com grandes nomes da Engenharia Química no país, como o professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Marco Aurélio Cremasco, que durante o evento lançou o livro “Difusão Mássica”, além de ministrar palestra sobre processamento de fármacos.
O trabalho foi publicado nos anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica e pode ser acessado pelo link: https://is.gd/TYeOqT