Aluna de Engenharia Civil realiza cálculo para a produção de blocos estruturais do presídio de Viçosa

Aluna de Engenharia Civil realiza cálculo para a produção de blocos estruturais do presídio de Viçosa

 

Publicado em 18 de novembro de 2019

co-orientar, professor Rômulo Ulysses Vieira Rodrigues; Diretor Geral do Presídio de Viçosa, Vinicius Rock Coutinho; aluna Thayene Silva Ferreira e o gestor do curso de Engenharia Civil, Adonai Gomes Fineza.

A aluna de Engenharia Civil, Thayene Silva Ferreira entregou o certificado do traço de qualidade do bloco estrutural de concreto, desenvolvido em seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, orientada pela professora Márcia Maria Salgado Lopes e co-orientador professor Rômulo Ulysses Vieira Rodrigues, ao Diretor Geral do Presídio de Viçosa Vinicius Rock Coutinho. Atingindo uma resistência de 12 MPa, que o classifica como classe A, de excelente resistência.

Em seu TCC, Thayane realizou o cálculo de diversos traços até atingir a resistência mínima de blocos estruturais classe A. Após o cálculo, foram realizados ensaios no Laboratório de Materiais de Construção Civil da Univiçosa. Sendo verificado e atestado, o cálculo ideal foi repassado à produção de blocos do presídio de Viçosa para produção em série a serem utilizados no município.

O bloco de concreto é empregado em larga escala no Brasil. Foi o primeiro bloco a possuir uma norma brasileira para cálculo de alvenaria estrutural. Por outro lado, como existem muitos fornecedores, sofre um problema de falta de qualidade. Possui boa resistência à compressão sendo a faixa de produção entre a mínima 4,5 MPa exigida pelas normas e 16 MPa.

Um bloco deve oferecer qualidade e economia as edificações. Isso significa que deve apresentar: dimensões e formas adequadas, compacidade, resistência, bom acabamento geométrica, boa aparência visual sobretudo quando o projeto não prevê revestimento. Além disso, deve garantir isolamento termo acústico. Estes parâmetros são determinantes para a qualidade dos blocos e tem seus limites estabelecidos em normas técnicas apropriadas.

De acordo com o Gestor do curso de Engenharia Civil, Adonai Gomes Fineza, é imensamente gratificante ver os alunos tão engajados em diversas causas de cunho social: “A extensão realizada pelos nossos alunos, tem o objetivo de disseminar na sociedade de Viçosa e região, o conhecimento produzido dentro da Faculdade. Assim, o curso de Engenharia Civil da Univiçosa, forma profissionais éticos e comprometidos com a população.”


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/aluna-de-engenharia-civil-realiza-calculo-para-a-producao-de-blocos-estruturais-do-presidio-de-vicosa