O Projeto proposto irá realizar exames de fezes, diagnostico, prescrição médica e atividades educativas de forma gratuita para os participantes.
Nesta quinta-feira (9), Mariane Roberta, aluna 5º período do curso de Enfermagem da Univiçosa, realizou uma reunião com os pais e responsáveis das crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil Santa Terezinha, localizada no bairro Amoras. A Diretora da Instituição, Hélia Marta, também participou da reunião.
O encontro teve como objetivo esclarecer o que são parasitoses e apresentar o Projeto de Pesquisa e Extensão “Parasitoses na Escola”, desenvolvido pela acadêmica Mariane Roberto, sob coordenação da professora Mariana Costa Fausto.
Foram abordados assuntos como o que são verminoses e as graves consequências que podem trazer para as crianças, como a má-absorção, diarreia crônica, desnutrição, dores abdominais, anemia, perda de peso, dificuldade no aprendizado, falta de concentração e atraso no crescimento, podendo levar à morte. Destacando a importância da investigação das verminoses.
O Projeto proposto irá realizar exames de fezes, diagnostico, prescrição médica e atividades educativas de forma gratuita para os participantes. As análises das amostras fecais serão realizadas no Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.
Acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Farmácia e Nutrição também participaram do projeto.
Segundo Mariana Fausto ao final da reunião todos os pais presentes entenderam o objetivo e a importância do projeto. “Eles concordaram em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, como também a responderem o questionário socioeconômico para inclusão de seus dependentes na pesquisa. Foram esclarecidas todas as dúvidas apresentadas”, finalizou.