Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre este importante método, a turma do 7º período de Administração da Univiçosa realizou um Grupo Focal.
Imagem: pixabay.com
Kerla Fabiana Dias Cabral: Administradora, Mestre em Administração. Professora dos cursos de Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais da Univiçosa. Participação dos alunos do curso de Administração: Eunice de Souza Venâncio, Fernanda Araujo Silva, Lidiane Ramos Lucas, Reginaldo Fontes Abreu, Yasmin dos Santos Pinto.
Um Grupo Focal é uma entrevista realizada por um moderador treinado, de uma forma não estruturada, e natural, com um pequeno grupo de entrevistados. O moderador lidera a discussão. O objetivo principal dos grupos de foco é obter uma visão aprofundada ouvindo um grupo de pessoas do mercado-alvo apropriado falar sobre problemas que interessam ao pesquisador.
A aplicação desta metodologia requer pessoas especializadas, com inteligência competitiva, que saibam guiar o processo a um nível além do superficial. A intenção é evitar o desvio do foco do tema ou monopólio por parte dos indivíduos mais comunicativos, que podem inibir os mais tímidos. Estes, por sua vez, precisam ser encorajados e opinar.
A fim de se aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre este importante método, a turma do 7º período de Administração da Univiçosa realizou um Grupo Focal. O objetivo da ação foi detalhar a importância desta metodologia para os alunos que estão prestes a serem inseridos no mercado de trabalho
Os resultados obtidos através dos grupos focais são de grande importância para a melhoria de produtos e serviços, sendo utilizados para tomada de decisões relativas a lançamentos de novos produtos ou reformulação de produtos já existentes, visando sempre agregar valor a estes mantendo a organização competitiva no mercado.
Tendo em vista a importância do método, a turma montou dois grupos focais utilizando as técnicas desta metodologia. Cada grupo elegeu um Moderador - que é o individuo responsável pelo direcionamento das questões a serem debatidas - e um Relator - que ficou responsável por registrar as opiniões e reações, ou seja, o comportamento das pessoas no momento em que estão em contato com o produto ou serviço, ou mesmo falando sobre ele.
Os alunos tiveram como objeto de estudo para avaliação dois produtos recém-lançados no mercado por uma determinada marca de chocolate. Os moderadores conduziram o debate, levantando questionamentos aos participantes sobre características dos produtos e fazendo com que todos fornecessem suas opiniões em relação a estes.
Dentre as principais observações feitas pelos os Relatores, pode-se destacar reações positivas referentes ao sabor, embalagem e textura, bem como aspectos negativos referentes a pouca quantidade de recheio, excesso de corante e açúcar.
Com aplicação do teste, de acordo com os alunos que participaram, a teoria foi levada à prática demonstrando a viabilidade do grupo focal, sua importância, além de deixar os alunos preparados e seguros para aplicação deste método quando inseridos no mercado de trabalho.