A comemoração pelos 6 anos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania encerrou com um evento especial.

A comemoração pelos 6 anos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania encerrou com um evento especial.

Na última sexta-feira (23), o encerramento das comemorações aconteceu em uma sessão solene no Salão do Júri do Fórum.

Publicado em 28 de agosto de 2019

Na semana passada, dos dias 19 a 23 de agosto, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Viçosa comemorou seis anos de existência. Ao longo da semana foram promovidas oficinas, palestras e atividades especiais, que visaram trazer informações e promover debates acerca da conciliação, mediação e cidadania da sociedade.

O CEJUSC da Comarca de Viçosa teve início com o respaldo e a parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e a Univiçosa, firmando-se como o segundo Centro em funcionamento de todo o estado de Minas Gerais. Com isso, foi possível capacitar profissionais, multiplicar métodos contraceptivos e firmar apoio com empresas parceiras da região, como a Univiçosa, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e organizações não-governamentais.

A programação completa da comemoração contou com: Oficina de Parentalidade, com as palestras “O Direito Multiportas”, promovida pela Drª Giovanna Travenzolli Abreu Lourenço, “Métodos autocompositivos e a importância do advogado no processo de solução”, promovida pelo Profº Drº Mário Monteiro, “Vivenciando a CNV”, por Fernanda Barral e Patrícia Lima, e encerrando com a Sessão Comemorativa no Salão do Júri do Fórum de Viçosa.

Em discurso à sessão solene, a Drª Giovanna Travenzolli valorizou e enalteceu a importância de, para além do Fórum, termos postos de atendimento pré-processuais em Viçosa, para que os atendimentos à comunidade sejam facilitados. Na Univiçosa, os atendimentos são realizados pelo Posto de Atendimento Pré-Processual (PAPRE).

Dessa forma, deixou de ser necessário se dirigir ao Fórum para resolver algum conflito, já que a comunidade pode ter todo o atendimento necessário no PAPRE gratuitamente; garantindo a resolução de problemas e conflitos homologada por juízes.

Por fim, a comemoração se deu justamente porque o CEJUSC tem consciência da contribuição que gera para a sociedade, visto que há pessoas e parceiros que acreditam em uma Cultura de conciliação envolvidos.

*Sobre o CEJUSC:

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, bem como o serviço de atendimento e orientação ao cidadão.

A Univiçosa, através do curso de Direito, é parceira do TJMG no CEJUSC de Viçosa e de Visconde do Rio Branco. 

Em Viçosa, o CEJUSC foi implantado em 19 de agosto de 2013 e funciona no Fórum: Rua Gomes Barbosa, 865, sala 105.

Em Visconde do Rio Branco, a implantação do CEJUSC ocorreu em 26 de agosto de 2015, no Fórum Doutor Carlos Soares de Moura: Rua Eugênio de Melo, 1585, Barra dos Coutos.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/a-comemoracao-pelos-6-anos-do-centro-judiciario-de-solucao-de-conflitos-e-cidadania-enceou-com-um-evento-especial