O Patrimônio Cultural, conhecido, anteriormente, por Patrimônio Histórico e Artístico, era relacionado apenas com os bens históricos imóveis. Hoje, abarca todo bem patrimonial imóvel e móvel. Sua conceituação foi ampliada para que, bens culturais ligados especialmente às tradições populares, fossem valorizados e reconhecidos como patrimonio de um país, de um estado, de uma cidade e de uma comunidade.
O dia 17 de agosto é dedicado ao Patrimônio Cultural Nacional, que abrange nossos tesouros materiais/tangíveis, como edifícios e monumentos históricos, e também nossos tesouros imateriais/intangíveis, como nossos saberes populares, comidas, danças, dentre outras manifestaçãoes vivenciadas ao longo de todo extenso terrítório brasileiro.
Já o dia 22 de agosto é dedicado ao Folclore Mundial e Nacional, sendo o dia dedicado a conhecer, exaltar e proteger, tudo que em nossa cultura seja rezuntante de nossas raízes e tradições populares brasileiras.
Vale ressaltar que, “O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.
Cada um de nós, com certeza, tem uma lembrança relacionada a uma lenda ou tradição brasileira, relembre a sua e comemore esse dia tão significativo para nossa cultura.
Sendo assim,
VIVA O FOLCLORE BRASILEIRO!
VIVA NOSSA CULTURA, NOSSO SABER!
VIVA NOSSO PATRIMONIO CULTURAL!
Por Profª Eleusy Natália Miguel.