Ricardo Antônio Zatti*
Assim como a pele, os cabelos merecem cuidados especiais durante o inverno, onde há predominância de dias frios e com baixa umidade. As condições climáticas adversas observadas entre o final do outono e durante todo o inverno estão intimamente relacionadas à integridade das escamas da cutícula dos cabelos. Os cabelos crespos e os que passam por constantes tratamentos, incluindo tinturas, alisamentos, colorações e permanentes, dentre outros, são os mais sensíveis no inverno e se danificam com maior facilidade, chegando a ficar quebradiços, desidratados e com pontas duplas.
Dia frio e seco e banhos quentes danificam a cutícula protetora dos fios do cabelo deixando a estrutura do fio frágil e a aparência opaca. Em condições ideais, o cabelo saudável se apresenta macio, elástico e hidratado.
Atualmente, o mercado cosmético apresenta várias opções de produtos para os cuidados com os cabelos durante o inverno. Os xampus e condicionadores utilizados no verão, muitas vezes não conferem a proteção adequada para o inverno. Neste contexto, as farmácias de manipulação podem desenvolver o produto adequado ao tipo de cabelo do paciente e aos problemas que ele apresenta.
Os novos produtos cosméticos para os cabelos incluem os ativos recém-chegados ao mercado brasileiro de manipulação: proteína hidrolisada da aveia, lipocolágeno, aminoácidos e peptídeos de amêndoas e glicoceramidas.
A proteína da aveia, incorporada em formulações hidratantes, possui efeito umectante e emoliente, conferindo brilho e maciez ao cabelo. Formulações de uso diurno e noturno dão proteção aos fios durante os dias secos. A hidratação promovida pela aveia é tão eficaz que também é utilizada em formulações dermocosméticas para reposição da umidade da pele.
O lipocolágeno é um colágeno natural rico em ácidos graxos essenciais que promove condicionamento aos fios e protege a cutícula dos cabelos resultando em um efeito antiestático. Pode ser utilizado em condicionadores sem apresentar o aspecto gorduroso dos ácidos graxos em formulações cosméticas.
Os ativos extraídos da amêndoa doce podem ser utilizados em cosméticos na forma de sprays capilares, máscaras, xampus e condicionadores. São ativos que promovem a organização molecular da fibra dos cabelos e formam um filme que protege e dá resistência aos fios dos cabelos.
As glicoceramidas evitam o ressecamento e a porosidade dos fios capilares. São lipídios polares que penetram nas camadas internas do cabelo melhorando o efeito mecânico, a vitalidade e o brilho dos fios.
A consulta a um farmacêutico especialista em cosmetologia resultará na escolha e no desenvolvimento de um produto cosmético específico para cada paciente. A utilização destes produtos promove tratamento e proteção aos cabelos, além de melhorar a aparência e promover o bem estar dos pacientes.
* Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas. Gestor do Curso de Farmácia da Univiçosa/Esuv