Adriana Maria Patarroyo Vargas: Farmacêutica, Mestre em Bioquímica. Professora do Curso de Farmácia da Univiçosa
Dentre as diversas áreas de atuação do farmacêutico uma vem ganhando destaque: a farmácia hospitalar veterinária. Por se tratar de ambiente hospitalar, o hospital veterinário possui as mesmas necessidades quanto ao controle de estoque, manipulação de medicamentos e preparo de doses individuais. A diferença está nos clientes: ao invés de pessoas, animais.
Para atuar nessa área, o farmacêutico deve se preparar e se dedicar ao estudo das posologias e especificações dos medicamentos para uso veterinário. Com os avanços da veterinária e o conhecimento aprofundado da fisiopatologia e metabolismo dos animais, as prescrições de medicamentos de uso humano para animais vêm diminuindo. Com isso, aumentou a linha de medicamentos exclusivos para uso veterinário, mais adequado para o animal, tornando sua prescrição mais frequente.
O medicamento é um dos insumos mais caros de um hospital, seja ele humano ou veterinário. Sua compra, armazenamento e manuseio requerem atenção especial e o profissional mais capacitado para executar essa tarefa é o farmacêutico.