Lidiane Faria Santos: Química, Mestre em Engenharia Química, Doutora em Agroquímica. Professora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa
Nos Estados Unidos, a equipe da pesquisadora Julia Martin del Campo descobriu um processo capaz de produzir hidrogênio a partir de plantas.
A produção se dá a partir da xilose, um tipo de açúcar abundante nas plantas que chega a compor 30% da parede celular.
O hidrogênio é visto como potencial combustível capaz de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, o que torna interessante uma análise efetiva desse mecanismo, já que este gás poderia ser usado para gerar eletricidade, e o único subproduto deste processo é a água.
A produção de hidrogênio a partir de biomassa tem um alto custo, dependendo de catalisadores de metias nobres e produzindo pouca quantidade de gás. Os micro-organismos responsáveis por essa produção dedicam a maior parte de sua energia para seu crescimento e uma menor parte para a quebra da molécula de água para produzir hidrogênio.
A solução então vem de um coquetel de enzimas, que é separado dos micro-organismos naturais e combinado com a xilose e um polifosfato, gerando assim uma quantidade três vezes maior de hidrogênio que nos métodos convencionais. Segundo o pesquisador Dr. Percival Zhang, esse processo poderá ser usado em larga escala no mercado produtor.