A importância do Nutricionista para a promoção da saúde marca temas da VIII Semana Acadêmica de Nutrição

A importância do Nutricionista para a promoção da saúde marca temas da VIII Semana Acadêmica de Nutrição
Publicado em 29 de abril de 2015

Participantes da VIII Semana Acadêmica



Nesta segunda dia 27 e ontem (28), o Curso de Nutrição da Univiçosa promoveu a VIII Semana Acadêmica de Nutrição. Houve minicursos, palestras e mesa-redonda prestigiados por alunos do curso de Nutrição e Psicologia, professores e a gestora do Curso de Nutrição, Cristiane Sampaio.

Segunda dia 27

A Semana Acadêmica teve início com o minicurso “Personal Diet”, ministrado pela Nutricionista Gertrudes Ladeira. “O nutricionista vai atuar como personal diet atendendo o paciente em domicílio com prescrição nutricional individualizada, mas que poderá contemplar toda a família. O personal diet vai interferir na rotina alimentar da família criando hábitos saudáveis para todos”, explicou. Durante o minicurso Gertrudes Ladeira demonstrou as vantagens de trabalhar na área, uma vez que o cliente busca qualidade de vida, comodidade e soluções práticas para o seu dia a dia.

Para a aluna da Nutrição Ludimila de Siqueira Barbosa, o minicurso foi esclarecedor e trouxe muitos conhecimentos novos em uma área de inovação. Relatou ainda que vai buscar se aprofundar no assunto. “A Semana Acadêmica é um evento que oferece muitos conhecimentos de grande importância para a nossa formação”.

Ana Carolina Gonçalves Teixeira, também aluna de Nutrição, “a área de personal diet é nova, que as pessoas estão procurando mais por comodidade, já que o nutricionista vai até a casa da pessoa”. Disse ainda que gostou das áreas em que o profissional pode trabalhar, como montagem de cardápios, por exemplo.

O personal diet, em um primeiro momento, faz a avaliação individualizada de cada membro da família. Depois avalia a condição de preparo no ambiente, verificando a presença de equipamentos e utensílios. O paciente recebe a prescrição dietética e um cardápio para todos os membros da família. A continuidade do trabalho acontece com a reavaliação dos pacientes mensalmente.

“O minicursos abordou as bases para desenvolver o serviço de personal diet, mas as alunas devem sempre buscar atualização que é a diferenciação do mercado de trabalho”, concluiu Gertrudes Ladeira.

O primeiro dia de atividade foi encerrado com a palestra “Óleo de Coco: ‘novo’ alimento com propriedades funcionais?”, ministrada pela Nutricionista Flávia Xavier. Os participantes foram desafiados a refletir se o óleo de coco é realmente um alimento funcional. “O produto, apesar de ser conhecido desde a década de 50, ainda é um muito novo e a palestra visou ensinar os futuros nutricionista a fazerem a prescrição clínica do óleo e a estimularem o estudo sobre o produto”, disse Flávia Xavier.

Terça-feira dia 28

Ontem houve mesa-redonda sobre “Transtornos Alimentares”, com a Nutricionista Ana Paula Boroni, o Gestor do Curso de Psicologia da Univiçosa, Bruno Cury, e o Educador Físico Thiago Coelho.

Para Ana Paula “o tratamento dos transtornos alimentares requer uma equipe multidisciplinar. Entre os profissionais que devem estar envolvidos, o Nutricionista pode contribuir na melhoria da relação do paciente com o alimento e o corpo. O trabalho do nutricionista busca a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a cessação dos comportamentos inadequados, tais como restrição ou compulsão alimentar e a purgação [indução dos vômitos, uso de laxantes/diuréticos]. Nesse contexto, o apoio psicológico e familiar é fundamental e torna o trabalho do nutricionista mais eficaz”.

Veja as fotos.

O acadêmico de Nutrição Carlos Humberto Ferreira João considerou a mesa-redonda essencial para pautar os futuros profissionais sobre como trabalhar com pacientes que possuem transtornos alimentares, de modo a alcançar resultados positivos e não agravar o quadro em que os pacientes se encontram. Para Cirlaine Moreira, aluna de Psicologia, “foi demonstrada uma forma de o profissional de Psicologia ajudar nos casos dos transtornos alimentares através da psicoterapia, com os tratamentos para que o indivíduo possa se ver da melhor maneira, da forma que ele realmente é e não como pensa ser”.

As palestras “Gestão de UAN Internacional” ministrada pela Nutricionista Aurélia Ramos e “Insegurança Alimentar”, pela nutricionista Juliana Machado, além do minicurso “Planejamento de Cardápios” por Marcelli Mendonça, Nutricionista, encerraram as VII Semana Acadêmica de Nutrição.

(Reportagem: Marinei Batalha/Edição: Rodolfo de Souza)


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/f9c7e228-1811-455d-8191-b2fa3a000e3a