Nos dias 14 e 15 de abril, os estudantes de Engenharia Civil participaram da 1 Mesa Redonda, com o tema “Auditorias em Barragens”, contando com as participações do Leone Meirelles (Engenheiro Civil) e Eduardo Antônio Gomes Marques (professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, pós-doutor em Geologia de Engenharia). O evento foi coordenado pelo professor do curso, Klinger Senra.
Durante a mesa redonda foi discutido a metodologia utilizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) para fiscalização das barragens cadastradas em Minas Gerais e qual a repercussão deste assunto com relação ao rompimento da barragem de Fundão em Mariana, em novembro de 2015.
Com sua experiência em consultorias ambientais, o professor convidado Eduardo Marques relatou sua participação em recentes trabalhos desenvolvidos na região da barragem de Fundão e afirma que a metodologia atual utilizada para classificação de risco ambiental em barragens deverá passar por uma série de alterações, mediante os últimos acontecimentos.