Na última quarta (10), a estudante Estéfani Abranches de Oliveira do 6 período de Psicologia da Univiçosa e bacharel em Direito, proferiu palestra com o tema: “Uso de drogas: a importância de um trabalho de prevenção e sua contextualização” no Centro de Atenção Psicossocial de Viçosa (CAPS). Para ministrar a palestra, Estéfani foi convidada pelas alunas Danyelle Pena e Luisa Mijolary, também do 6 período de Psicologia da Univiçosa, que realizam o projeto “Ah! Eu to maluco!” no CAPS da cidade e este é um projeto de extensão orientado pela Professora Renata Gomide com o objetivo de realizar atividades psicoterapêuticas com pacientes do CAPS, no município de Viçosa.
A palestrante estabeleceu um panorama sobre drogas lícitas e ilícitas, seus efeitos e conseqüências no organismo e os possíveis tratamentos para abandono das drogas. Segundo a estudante Luisa Mijolary: “a palestra foi muito importante, pois no CAPS há muitos dependentes químicos em tratamento e a realização da palestra foi um espaço para eles contarem sobre suas próprias experiências com as drogas e tirarem suas dúvidas a respeito dos efeitos das drogas e os tratamentos realizados”, conforme explica.
Já a estudante Danyelle Pena afirma que a palestra, além do caráter explicativo das drogas, suas ações e efeitos, funcionou como um mediador para que os dependentes químicos pudessem falar de si, o que foi muito positivo e satisfatório para os mesmos.