Explicando o significado de Farmacovigilância

Explicando o significado de Farmacovigilância
Publicado em 15 de setembro de 2014

Alguns medicamentos foram retirados do mercado após efeitos adversos graves (Foto: PhotoXpress)

Adriane Jane Franco: Farmacêutica, Especialista em Farmacotécnica Homeopática. Professora do curso de Farmácia da Univiçosa

Farmacovigilância é o conjunto de atividades que visam detectar, avaliar, compreender e prevenir efeitos adversos ou outros problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Apesar de serem avaliados rigorosamente em relação à sua eficácia, qualidade e segurança antes da comercialização, os medicamentos por vezes podem apresentar reações adversas raras e graves, quando de seu uso por diversas pessoas e por um tempo prolongado. É muito importante que, nesse momento, o farmacêutico e demais profissionais de saúde comuniquem esses adventos às autoridades sanitárias.

Alguns medicamentos foram retirados do mercado após a detecção de eventos adversos graves. Como exemplos, temos a fenilpropanolamina (derrame cerebral), fenolftaleína (risco de câncer), tiratricol (infarto e derrame cerebral), dentre outros.

As notificações de eventos adversos relacionados a medicamentos e que não constam em literatura, ou mesmo de queixas técnicas: suspeita de alteração/irregularidade de um produto/empresa, podem ser feitas através da Notivisa (Sistema Nacional de Notificações para Vigilância Sanitária). O sistema pode ser acessado pelos profissionais liberais, representantes de instituições ou pelas empresas de medicamentos.

São prioritárias as notificações dos eventos adversos ao uso de medicamentos, principalmente daqueles com até cinco anos de comercialização, fitoterápicos, medicamentos manipulados e os que não necessitam de prescrição médica.

O profissional farmacêutico é uma peça fundamental na análise e notificação de eventuais problemas relacionados ao uso de medicamentos, por conhecer seus mecanismos de atuação, suas interações com outras substâncias e principalmente as reações adversas relacionadas ao uso. Portanto, é extremamente importante a contribuição do profissional de Farmácia no Sistema Nacional de Notificações para Vigilância Sanitária e, como consequência, maior segurança para a saúde da população.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/f6e91830-6247-4da2-ac74-07541448ce69