Coordenados pelo gestor do curso de Direito, professor Dr. Mário Monteiro de Castro Neto, 35 acadêmicos de diversos períodos se deslocaram de Viçosa a Belo Horizonte onde embarcaram em um voo direto a capital do país, para conhecer os poderes da União e a forma de se viver em Brasília, nos dias 19 a 21 de maio.
O translado e os roteiros em Brasília foram realizados por um ônibus com guia turístico passando e conhecendo todos os pontos principais da cidade. Para o coordenador da atividade, professor Dr. Mário Monteiro de Castro Neto, os alunos “descobriram um novo mundo político-jurídico além da sala de aula tendo uma nova atitude como cidadãos”.
No primeiro dia (19), pela manhã, os alunos foram ao Congresso Nacional visitando inicialmente a Câmara dos Deputados e posteriormente presenciaram uma sessão do Senado Federal onde os Senadores votavam a “Lei da Terceirização”.
À tarde do mesmo dia, seguiram para o Supremo Tribunal Federal onde inicialmente presenciaram uma manifestação popular na “Praça dos Três Poderes” e posteriormente visitaram todas as instalações do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo o Plenário da Suprema Corte. Os alunos ainda assistiram a julgamentos na 1 e 2 Câmara do STF.
O Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, recepcionou e deu as boas vindas ao gestor e acadêmicos do curso de Direito, convidando-os a presenciar os andamentos dos julgamentos da 1 Turma do STF.
A quarta-feira (20) foi reservada para um city tour pela capital do país, destacando a visita à Torre de Televisão, Estádio Mané Garrinha, Parque da Cidade, chegando ao Memorial Juscelino Kubistchek onde os alunos reviveram a história do Mineiro e Presidente da República que criou Brasília.
No meio do dia o grupo se reuniu para um almoço em um restaurante típico da capital onde todos se confraternizaram. Na parte da tarde visitou-se ainda o Santuário Dom Bosco, A Catedral de Brasília, a Ponte JK, o Palácio do Jaburu e finalizando o Palácio da Alvorada.
Na manhã do terceiro dia (21), a turma se deslocou para o Palácio do Planalto onde visitou as dependências do centro do poder executivo, presenciando ainda a chegada e recepção da Presidente, Dilma Roussef, do Chefe de Estado da República Oriental do Uruguai, Presidente Tabaré Vázquez.
Segundo o professor, Mário Monteiro, os alunos ficaram surpreendidos com os rigores das etiquetas protocolares e solenidades oficiais. “Os alunos nunca esperavam tamanha solenidade e rigor por parte dos poderes, que começa desde a vestimenta de gala dos nossos alunos no STF, a segurança dos ambientes oficiais, a minúcia das palavras dos membros do Legislativo, Executivo e Judiciário, o respeito aos horários, as obras de arte dos palácios, entre outras visões colhidas nessa viagem”.
O professor Mário conclui: “todos os alunos chegam de Brasília com uma nova visão dos poderes e dos mandatários do poder de nosso País, sendo essa viagem uma grande aula de cidadania”.