Revista Brasileira de Farmácia publica estudo sobre automedicação entre acadêmicos da Univiçosa

Revista Brasileira de Farmácia publica estudo sobre automedicação entre acadêmicos da Univiçosa
Publicado em 14 de março de 2012

Adriane Franco, Camilo Amaro, Wanderson Rosse e Viviane Silveira



A Revista Brasileira de Farmácia (Brazilian Journal of Pharmacy), da Associação Brasileira de Farmacêuticos, publicou, em sua última edição (V.92, N.3) o trabalho de autoria dos Professores Adriane Jane Franco e Camilo Amaro de Carvalho com os ex-alunos Wanderson Junio Duele Rosse (Farmacêutico da Farmácia Escola da Univiçosa) e Viviane Gorete Silveira Mouro (Mestranda em Biologia Celular e Estrutural pela UFV: Universidade Federal de Viçosa). O artigo publicado é resultado do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do ex-aluno Wanderson Rosse, sob orientação do Professor Camilo Amaro, e apresenta o perfil da automedicação em acadêmicos do Curso de Farmácia da Univiçosa.

Estudos sobre o tema são de extrema importância, pois retratam o perfil de uma prática que, sabidamente, traz riscos à saúde de quem tem este hábito. Além disto, a avaliação dos acadêmicos de Farmácia em relação à prática ganha maior significado, já que eles serão os profissionais que estarão em contato direto com os usuários de medicamentos. “Através do estudo foi possível diagnosticar os méritos e as falhas, levando o acadêmico e futuro farmacêutico a coibir a prática da automedicação através de informações seguras”, diz Professora Adriane Jane Franco, Responsável Técnica pela Farmácia Escola da Univiçosa.

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Segundo o Professor Camilo Amaro de Carvalho, Coordenador do grupo de pesquisa FARMAPET/Univiçosa (Programa Especial de Treinamento do Curso de Farmácia), os dados revelados no estudo apontam para uma automedicação elevada entre alunos veteranos do Curso de Farmácia, o que poderia ser justificado por acreditarem ter conhecimento teórico suficiente para se automedicarem. Propostas e projetos de pesquisa estão sendo elaborados na tentativa de promover maior conscientização da comunidade acadêmica evitando que este hábito seja passado à população.

Camilo Amaro e Adriane Franco ressaltam o valor e a necessidade da realização de mais trabalhos de pesquisa e suas respectivas publicações entre alunos dos cursos de graduação. A publicação de um trabalho é sempre motivo de alegria para os autores e de reconhecimento para a Faculdade e para os professores: a Instituição de Ensino reafirma sua excelência; o professor vê o reconhecimento de sua orientação nos trabalhos acadêmicos e ensinamentos; e os alunos são estimulados a realizar novas produções, avaliam os professores.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/f540e3a8-608f-4e60-89df-2abbd8e5cfb1