A Revista Brasileira de Farmácia (Brazilian Journal of Pharmacy), da Associação Brasileira de Farmacêuticos, publicou, em sua última edição (V.92, N.3) o trabalho de autoria dos Professores Adriane Jane Franco e Camilo Amaro de Carvalho com os ex-alunos Wanderson Junio Duele Rosse (Farmacêutico da Farmácia Escola da Univiçosa) e Viviane Gorete Silveira Mouro (Mestranda em Biologia Celular e Estrutural pela UFV: Universidade Federal de Viçosa). O artigo publicado é resultado do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do ex-aluno Wanderson Rosse, sob orientação do Professor Camilo Amaro, e apresenta o perfil da automedicação em acadêmicos do Curso de Farmácia da Univiçosa.
Estudos sobre o tema são de extrema importância, pois retratam o perfil de uma prática que, sabidamente, traz riscos à saúde de quem tem este hábito. Além disto, a avaliação dos acadêmicos de Farmácia em relação à prática ganha maior significado, já que eles serão os profissionais que estarão em contato direto com os usuários de medicamentos. “Através do estudo foi possível diagnosticar os méritos e as falhas, levando o acadêmico e futuro farmacêutico a coibir a prática da automedicação através de informações seguras”, diz Professora Adriane Jane Franco, Responsável Técnica pela Farmácia Escola da Univiçosa.
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Segundo o Professor Camilo Amaro de Carvalho, Coordenador do grupo de pesquisa FARMAPET/Univiçosa (Programa Especial de Treinamento do Curso de Farmácia), os dados revelados no estudo apontam para uma automedicação elevada entre alunos veteranos do Curso de Farmácia, o que poderia ser justificado por acreditarem ter conhecimento teórico suficiente para se automedicarem. Propostas e projetos de pesquisa estão sendo elaborados na tentativa de promover maior conscientização da comunidade acadêmica evitando que este hábito seja passado à população.
Camilo Amaro e Adriane Franco ressaltam o valor e a necessidade da realização de mais trabalhos de pesquisa e suas respectivas publicações entre alunos dos cursos de graduação. A publicação de um trabalho é sempre motivo de alegria para os autores e de reconhecimento para a Faculdade e para os professores: a Instituição de Ensino reafirma sua excelência; o professor vê o reconhecimento de sua orientação nos trabalhos acadêmicos e ensinamentos; e os alunos são estimulados a realizar novas produções, avaliam os professores.