Leite fermentado enriquecido com lactoferrina ajuda no tratamento da acne

Leite fermentado enriquecido com lactoferrina ajuda no tratamento da acne
Publicado em 16 de setembro de 2010

Leite enriquecido com lactoferrina é bom para a pele

* Grasiely Fernandes Roberto

Estudo publicado na revista científica “Nutrition” mostrou que houve melhora da pele de pacientes com acne vulgar que ingeriram leite fermentado enriquecido com lactoferrina diariamente, havendo diminuição de triacilgliceróis da superfície lipídica da pele. A lactoferrina é uma glicoproteína que atua como bactericida e, segundo alguns pesquisadores, tem atividade antiinflamatória.

Dermatose inflamatória, a acne atinge quase 80% dos adolescentes. A primeira forma da acne vulgar, não inflamatória, é caracterizada por microcomedões resultantes do tamponamento folicular e hiperplasia da glândula sebácea, com aumento da produção de sebo. Os microcomedões se tornam, com o aumento do tamanho das lesões, comedões abertos ou fechados, cravos pretos ou brancos, respectivamente. Essas condições favorecem o crescimento da bactéria Propionibacterium acnes, que secretam substâncias pró-inflamatórias, levando ao aparecimento de lesões inflamatórias.

Os pesquisadores acompanharam 36 pacientes de ambos os sexos com idade entre 18 e 30 anos. Foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu diariamente, durante 12 semanas, 200mg de lactoferrina misturada em leite fermentado contendo probióticos; e o segundo grupo ingeriu apenas leite fermentado com os mesmos probióticos. Foi feita avaliação mensal do grau e contagem das lesões acneicas, assim como das condições de hidratação da pele, sebo e pH. Fitas adesivas especiais na região acneica serviram para colher conteúdo lipídico submetido posteriormente a avaliação da superfície lipídica da pele. Os 18 participantes do grupo lactoferrina apresentaram reduções na contagem total de lesões em 23,1%; e em 17 destes houve diminuição na contagem de lesões inflamatórias em 38,6%. Além disso, neste último grupo, o conteúdo de sebo diminuiu 31,1% em comparação com o grupo placebo.

Os pesquisadores afirmam que a melhora da acne vulgar nesses pacientes foi devido à diminuição seletiva dos triacilgliceróis, um dos componentes lipídios mais importantes do sebo. Concluíram, então, que o leite fermentado enriquecido com lactoferrina pode ser uma alternativa terapêutica potencial e sendo recomendado como complemento às terapias convencionais para o tratamento da acne vulgar.

“O estudo é importante pela utilização da lactoferrina como auxílio no controle da acne, problema de pele muito comum. Porém essa opção seria inviável no momento, pois não temos disponibilidade desta glicoproteína como suplemento para consumo. Seria interessante que a indústria de alimentos trabalhasse com base nessas informações enriquecendo alguns alimentos com lactoferrina para que a população tenha maior acesso a esse componente e passe a usufruir de seus benefícios”, opinou a aluna do sexto período de Nutrição da Univiçosa, Lídia Barbosa Alves.

* Acadêmica do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. Texto revisado pela Gestora Luiza Carla Vidigal Castro


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/f0370f04-eafe-4079-addd-4c0237d24b98