Viçosa unida diz não à dengue

Viçosa unida diz não à dengue
Publicado em 17 de junho de 2008

Marcos Rodrigo, Cleiton Elói, Celber Limonge e Cristiano Cabral

Preocupadas com o número de casos de dengue na cidade e região, lideranças locais ligadas à Saúde Pública realizam a campanha Viçosa, unida diz, não à DENGUE! A intenção é mobilizar toda a sociedade viçosense. 

A campanha é uma iniciativa do Rotary Club, Prefeitura Municipal, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Faculdade e acontece entre 10 de junho e 10 de agosto. Os organizadores pretendem conscientizar a população sobre os cuidados para impedir a proliferação do aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. 

Também participam da mobilização o Departamento de Saúde Coletiva/ Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, associações de bairro, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EmaterMG), TV Viçosa, Rádio Universitária FM, Câmara Municipal, empresas, professores e estudantes de escolas públicas e particulares.

Estão programadas palestras de treinamento com informações específicas sobre a dengue, prevenção, localização e combate a focos do mosquito. Haverá mutirão de limpeza do meio ambiente e projetos de rua envolvendo pedágios, distribuição de panfletos, fixação de faixas em áreas públicas de toda a cidade e instalação de postos de informação nas unidades de saúde e do Programa Saúde da Família (PSF). 

As palestras de treinamento para estudantes universitários acontecem nesta quarta-feira (18), às 08h e às 16h, no Centro de Vivência (Espaço Fernando Sabino), e às 19h, no Fórum Arthur Bernardes. Para os professores, que se tornarão multiplicadores, o treinamento será na quinta-feira (19), às 08h, no Centro de Vivência (Espaço Fernando Sabino), e às 19h, no Fórum Arthur Bernardes. Dia 20 de junho às 19h, no Fórum Arthur Bernardes, acontece a palestra para a sociedade organizada. 

O mutirão de limpeza acontecerá entre os dias 5 e 10 de agosto, de 08h às 18h. As equipes, devidamente uniformizadas, se dividirão em grupos coordenados por agentes de saúde da Funasa e vão percorrer os bairros da cidade para visitar os moradores e verificar os possíveis locais de risco (criadouros do mosquito). 

A dengue é uma ameaça real para toda a sociedade e os organizadores contam com a colaboração de todos os moradores de Viçosa no combate à doença.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/eefff3a7-3a74-4b3d-aeca-5a63aa047e6d