Neste sábado (3), uma caminhada no centro de Viçosa vai despertar o interesse da opinião pública para a questão das doenças raras no Brasil, manifestando solidariedade aos portadores e seus familiares, por iniciativa da Organização “Um Minuto Pela Vida”. A caminhada vai sair das 4 Pilastras às 9h rumo à Praça Silviano Brandão onde haverá tendas de diversos parceiros, dentre os quais a Univiçosa, que cedeu acadêmicos de Psicologia voluntários. O encerramento será às 18h, no Colégio Carmo.
Nas tendas haverá conscientização sobre o tema, oportunidade em que os acadêmicos vivenciarão, na prática, um pouco das dificuldades vividas pelos portadores de síndromes raras e familiares. Alunas do nono período atuarão inclusive na organização. “Vamos experimentar a realidade do que aprendemos na disciplina Psicologia dos Portadores de Necessidades Especiais”, dizem Juliana Berger e Caroline Fernandes.
A Psicóloga Ângela Figueira, Gestora do Curso de Psicologia da Univiçosa, afirma: “é importante para o futuro profissional de Psicologia participar de eventos comunitários como este, pois é uma das maneiras de entrar em contato com dificuldades presentes no dia a dia das pessoas. Entender o comportamento humano implica também em estar próximo das pessoas para conhecer os motivos internos e externos que as conduzem pela vida”.
Programação:
- 9h - Caminhada saindo das 4 pilastras,
- 14h - Abertura oficial do evento no Colégio Carmo
- 14h30 - Apresentação do grupo de estudo sobre Síndromes Raras com o coordenador Marcos Teixeira
- 15h50 - Apresentação de alguns médicos da região
- 16h50 - Apresentação das associações
- 17h30 - Debates sobre a dificuldade de quem tem uma doença rara