Campanha nacional estimula consumo de mel

Campanha nacional estimula consumo de mel
Publicado em 10 de dezembro de 2010

Sem exagero, consumo de mel garante boa saúde

* Grasiely Fernandes Roberto

O mel é um produto natural com diversos nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no combate de gripes e resfriados. Embora pouco consumido, é uma ótima fonte de energia e de antioxidantes, que previnem contra radicais livres e, consequentemente, combatem o envelhecimento das células. Estudos indicam que o consumo médio por brasileiro é de 128g/ano.

O Sebrae (Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a CBA (Confederação Brasileira de Apicultura) lançaram a campanha “Meu Dia Pede Mel”. Resultado do convênio de cooperação técnica, a campanha tem o objetivo de incentivar o consumo do produto e apresentá-lo como alimento natural e fonte pura de energia,

A fabricação do mel é feita a partir do pólen e do néctar das flores pelas abelhas. Os tipos de pólen definem a variedade do mel, sendo o mel silvestre uma mistura de diferentes tipos de pólen, tornando-o típico de cada região; e o mel monofloral, proveniente do pólen de somente uma planta (eucalipto, aroeira mansa, quitoco ou laranjeira), sendo percebidas as diferenças pela cor, aroma e sabor do produto.

O mel não pode ser consumido por crianças menores de um ano de idade, devido ao risco de o produto estar contaminado com esporos da bactéria Clostridium botulinum, responsável pela transmissão do botulismo [doença que atinge o sistema nervoso], uma vez que o sistema imunológico da criança não está desenvolvido para combater essa bactéria.

Além do mel, outros produtos como o pólen, a própolis e a geléia real podem ser retirados da colméia e, segundo a homeopatia, trazem diversos benefícios à saúde. Pesquisas comprovam que o pólen ajuda a fortalecer os ossos, combater a anemia, a fadiga e o estresse, regular o intestino, prevenir contra o envelhecimento e melhorar o sistema circulatório. Para tanto, seu consumo diário deve ser de uma colher de chá do produto puro ou misturado a algum alimento, aliado a uma boa mastigação para ser integralmente absorvido pelo organismo.

A própolis é considerada um antibiótico natural, oferece bons resultados contra inflamações e deve ser utilizada em doses adequadas por tempo determinado.

Já a geléia é indicada pela homeopatia para regular o metabolismo, melhorar o sistema imunológico e contra problemas de insônia, anemia e diabetes.

“A campanha estimula o consumo de mel pela população, o que, do ponto de vista nutricional, pode trazer diversos benefícios à saúde. Apesar de se tratar de um alimento saboroso, não deve ser consumido em excesso, pois é rico em carboidrato simples que, em grandes quantidades, pode levar ao aumento dos níveis sanguíneos de glicose possibilitando o desenvolvimento de diabetes. Portanto, como qualquer outro alimento, o consumo deve ser moderado”, diz a aluna de Nutrição da Univiçosa Vanessa Guimarães Reis.

* Acadêmica do sexto período do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. Texto revisado pela Gestora do Curso, Luiza Carla Vidigal Castro


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/ec9e7a62-8ef9-4a9d-9ae9-d5eee30af264