Aulas práticas fomento a novas reflexões e ao olhar crítico dos alunos

Aulas práticas fomento a novas reflexões e ao olhar crítico dos alunos
Publicado em 09 de maio de 2014

Mauro José Godoi falando a alunos da UNIVIÇOSA na UFV

Nesta quinta-feira (8), alunos da disciplina Nutrição Animal e Agrostologia, do Curso de Medicina Veterinária da UNIVIÇOSA, realizaram visita técnica à fábrica de ração da Universidade Federal de Viçosa. A visita foi coordenada pelo Professor Rogério Pinto [Zootecnista, Doutor em Zootecnia].

O responsável pela fábrica, Mauro Jarbas de Souza Godoi, recebeu o grupo e falou sobre pontos críticos do controle de qualidade em fábricas de ração.

“As aulas práticas ajudam no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir aos estudantes aprenderem sobre como abordar objetivamente seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso, servem de estratégia e podem auxiliar na consolidação de assuntos já vistos em sala e aula”, explica Rogério Pinto. “A idéia é permitir uma maior reflexão do aluno sobre os fenômenos que acontecem à sua volta, e isso pode gerar discussões, fazendo com que esses alunos, além de exporem suas idéias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas”.

O professor considera, ainda, que a proposta de fazer uma aula no ambiente da fábrica de ração é de despertar a curiosidade e o interesse do aluno, pois a estrutura existente na UFV é similar a de outras de maior porte. “A fábrica de ração representa um segmento importantíssimo dentro dos sistemas produtivos animais, pois, a alimentação animal representa uma variação em custos de produção da ordem de 60% a 70% para criação de suínos e aves”, diz.

O Professor Rogério Pinto cita, também, que essas visitas são importantes para a melhor formação dos alunos. “Fomos muito bem recebidos pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, em especial pela Professora Luciana Rennó de Araújo, responsável pela extensão, e por Mauro Jarbas de Souza Godoi, que fez uma brilhante explanação sobre o tema”.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/ec7cdf51-25a7-443b-8178-5507789febcf