No início desse semestre a professora do curso de Direito da Univiçosa, Michele E. Barros Lopes, deu mais um passo importante na sua carreira acadêmica: a conclusão do “Curso de Capacitação em Mediação”, pela Escola Judicial Edésio Fernandes (EJEF) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJMG. Após convênio realizado em 2013 entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Univiçosa, que ensejou na instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Comarca de Viçosa/MG (CEJUS).
O estágio supervisionado, que perdurou de junho de 2013 a julho de 2015, realizado pela Secretaria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (SENMEC), concluindo a formação e capacitação para atuação em Mediação processual e extraprocessual.
“A conclusão do curso representa importante conquista para a Univiçosa, pois evidencia sólida qualificação docente e preparo para as mudanças do Direito. Com a aprovação do Novo Código de Processo Civil, que tem em seu bojo os mecanismos consensuais de resolução de conflitos, dentre eles, a mediação e conciliação ganham destaques, como instrumentos para a pacificação e solução de conflitos, o que representa que estamos à frente das mudanças e assim preparando nossos alunos para se adaptarem aos novos tempos na busca da pacificação social, para o melhor desempenho da atividade profissional”, afirma a professora.