Oficinas de parentalidade a construção de um novo caminho

Oficinas de parentalidade a construção de um novo caminho
Publicado em 24 de agosto de 2015

Equipe da Oficina de Parentalidade

No dia 25 de setembro acontece à terceira edição da Oficina de Parentalidade, trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais em parceria com a Univiçosa, onde famílias em processo de divórcio terão a oportunidade de refletir sobre o delicado momento da separação.

A equipe da Oficina de Parentalidade é formada por mediadores e voluntários do CEJUS que participaram do Curso para Instrutores das Oficinas de Divórcio e Parentalidade oferecido pela Escola Judicial Edésio Fernandes (EJEF), órgão responsável pela formação de servidores e voluntários do TJMG, em outubro de 2014 no Fórum de Viçosa.

As oficinas são coordenadas por voluntários capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que de forma sensível e lúdica favorecem aos participantes encontrarem caminhos para enfrentar os sentimentos que surgem diante rompimento.

As dores, a mágoa, a frustração e a dúvida quanto a melhor forma de lidar com os filhos são temas presentes no encontro. O evento tem a duração de uma tarde e cada membro do núcleo familiar participa da oficina em salas diferentes, duas salas para os pais, sala de crianças e sala de adolescentes. Os espaços e o conteúdo a ser trabalhado são adequados à idade de cada participante.

Podem participar casais que tenham filhos menores e estejam passando ou passaram por separação. O objetivo da Oficina é ensinar os pais a lidarem com esse momento de reestruturação familiar de forma a não prejudicar os seus filhos. Os participantes são tanto partes de processos judiciais encaminhadas pelos próprios juízes quanto interessados que procuram o CEJUS.

A experiência, já bem sucedida em Belo Horizonte e em outros estados, vem conquistando o espaço e aceitação em Viçosa. A avaliação das famílias participantes tem sido positiva.

Para a equipe de facilitadores trabalhar nas Oficinas de Parentalidade é uma experiência enriquecedora e gratificante. É a possibilidade das famílias, que com a separação constroem uma nova forma de viver, construam também um novo caminho de convivência.


Em caso de interesse, procurar o CEJUS, sediado no Fórum de Viçosa, ou ligar para o telefone 3891 4144, ramal 214, falar com a Bruna. Também poderá ser enviado um email para o seguinte endereço eletrônico: cejusvicosa@outlook.com.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/ec1b49f9-3154-4c17-acd7-4384988f320c