AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE O ABANDONO DE ANIMAIS EM VIÇOSA

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE O ABANDONO DE ANIMAIS EM VIÇOSA
Publicado em 14 de setembro de 2012

Participaram da sessão solene desta última quinta (13), representantes da Univiçosa que acompanharam as discussões sobre o controle da população animal na cidade. Com base na urgência de medidas preventivas e de incentivo à adoção, também foram apresentadas e discutidas na pauta, a importância das campanhas de educação aos moradores viçosenses.

Realizada na Câmara Municipal, a primeira audiência pública sobre o abandono de animais em Viçosa, abriu espaço para o planejamento de ações e melhorias de projetos que atendem os animais da cidade. Na reunião, estiveram presentes, os representantes da Univiçosa, Alessandra Arreguy, Gestora de Medicina Veterinária, o Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) da Instituição, Marcelo Dias, a Secretaria Municipal de Saúde, membros da SOVIPA (Sociedade Viçosense de Proteção Animal), além de vereadores e representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A audiência solicitada pela SOVIPA é referente a uma proposta de projeto que envolve a entidade de proteção ao animal, Univiçosa, Secretaria Municipal de Saúde e UFV. Com base nos resultados obtidos em outro plano de ação, sem participação da Prefeitura, durante a reunião, foram feitos alguns apontamentos que destacaram as observações feitas no primeiro projeto.

Os resultados mostram que os animais abandonados e recolhidos na rua são levados para a UFV e castrados lá. Pela falta de condições do canil em ultrapassar um determinado limite, esses mesmos animais acabam sendo soltos novamente nas ruas. Na Univiçosa, os animais domiciliados, resgatados e adotados, também recebem cirurgias de castração e essa questão avalia a falta de recursos para solucionar esse problema por completo. Nessa parceria, foi feita na Univiçosa, a castração de 44 animais em junho, 42 em julho e 79 em agosto. Esses números são expressivos às cirurgias de castração e revelam a proposta de alcançar um objetivo maior: atingir 70% da população de cães domiciliados e de rua na cidade.

“Apresentamos esse trabalho e foi solicitada a ampliação desse projeto com a compra de equipamentos para fazermos as castrações nos bairros mais distantes e municípios vizinhos” ressalta a Gestora de Medicina Veterinária da Univiçosa, Alessandra Arreguy, que enfatiza a proposta do projeto em adquirir um “castramóvel”, espécie de trailer, para auxiliar os atendimentos.

A Gestora também destaca a importância de campanhas educativas para a população de Viçosa e conclui: “Fazendo as castrações e educando a população, a longo prazo, vamos ter controle da população desses animais e não existirá mais animais nas ruas de Viçosa”.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/eb7bb09a-27ae-4922-a185-bf64c4bec8b2