A importância da metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem

A importância da metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem
Publicado em 02 de setembro de 2015

Alunos da Univiçosa durante aula com a Professora Sandra

Sandra A. Saraiva Guimarães Libanio. Graduada em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas, Professora da Univiçosa e Coordenadora do UniNEA

Pesquisas da ciência cognitiva sugerem que os alunos devem fazer algo mais do que simplesmente ouvir para ter uma aprendizagem efetiva. Diante disso, mais uma vez, a Univiçosa está à frente de muitas Instituições de Ensino Superior, reforçando o seu comprometimento em promover constantemente a produção, o compartilhamento e o uso de novos conhecimentos para adequar-se ao cenário de mudanças, proporcionando a participação efetiva e democrática de todos os envolvidos no processo de desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

A aprendizagem ativa ocorre quando o aluno interage com o assunto em estudo – ouvindo, falando, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando – sendo estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo de forma passiva do professor. Em um ambiente de aprendizagem ativa, o professor atua como orientador, supervisor, facilitador do processo de aprendizagem, e não apenas como fonte única de informação e conhecimento.

Independentemente do método ou da estratégia usada para promover a aprendizagem ativa, é essencial que o aluno faça uso de suas funções mentais de pensar, raciocinar, observar, refletir, entender, dentre outras que em conjunto formam a inteligência. É importante notar que aprendizagem ativa se refere a estratégias para ativar o aluno.

Como professora em vários cursos da Univiçosa, adoto a metodologia ativa, fazendo uso da nossa sala especial, para a aplicação dessa metodologia, e posso afirmar que a aprendizagem ativa é uma estratégia de ensino muito eficaz, independentemente do assunto, pois os alunos assimilam maior volume de conteúdo, retêm a informação por mais tempo e aproveitam as aulas com mais satisfação e prazer.

Tão importante quanto pensar no que está fazendo, é sentir o que está fazendo. A participação dos sentimentos deve ser vista como um fator relevante na fixação do conhecimento. Dentro de uma sala de metodologia ativa o bom humor, a boa disposição e a alegria são os lubrificantes das engrenagens do entendimento e da aprendizagem, tornando-a mais significativa. Além disso, os alunos que vivenciam esse método adquirem mais confiança em suas decisões e na aplicação do conhecimento em situações práticas, desenvolvem habilidades para trabalhar em equipe, aprendem a se expressar melhor oralmente e por escrito, adquirem gosto para resolver problemas e vivenciam situações que requerem tomar decisões por conta própria, reforçando a autonomia no pensar e no atuar.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/e8a0c8fc-57c8-4f55-8d9b-9e4b9ac5c1a8