Setores ligados ao desenvolvimento estão em alta. Analistas apontam vinda de empresas estrangeiras para o Brasil e oportunidades aumentarão para profissionais da construção civil, arquitetura, saneamento, energia, gás e óleo.
Clique aqui e conheça cursos da Univiçosa nestas áreas
Analistas de mercado de trabalho apontam 2011 como o ano mais promissor dos últimos tempos para vários setores da economia, principalmente aqueles ligados ao desenvolvimento. Construção civil, arquitetura, saneamento, robótica, óleo e gás, saúde, energia e serviços são os segmentos que mais crescem no interesse de multinacionais que estão vindo para o Brasil.
“Áreas relacionadas à infraestrutura [construção civil pesada, energia, saneamento] devem se destacar pelo incentivo do governo e dos eventos que se aproximam. Os setores de óleo e gás, construção civil residencial e cadeia automotiva merecem ser ressaltados”, diz Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half (São Paulo, SP), empresa de seleção e recrutamento.
Mas, os interessados devem se preparar. As oportunidades serão exclusivas para quem tiver mais qualificação e experiência. O perfil requer profissionais multidisciplinares, com inglês fluente, proativos, boa capacidade de comunicação, com energia e capacidade de liderança para trabalhar em equipe, foco, flexibilidade e visão globalizada.
Ranking as áreas em ascensão
- Construção civil
- Arquitetura
- Tecnologia da Informação (TI)
- Nanotecnologia
- Robótica
- Eletrônica
- Informática
- Biotecnologia
- Finanças
- Contabilidade
- Consultoria Estratégica para Empresas
- Saneamento
- Energia
- Óleo e gás
- Meio Ambiente
- Oceanografia
- Turismo
- Indústria Automotiva
- Saúde
- Engenharia Biomédica
- Nutrição
- Beleza/cosméticos
- Moda
- Educação
- Design de Produtos
- Serviços
- Gastronomia
- Relações Internacionais (RI)
- Comunicação Social
- Administração