Dois professores da Univiçosa publicaram artigo na revista internacional Nutrición Hospitalaria. A revista é mantida pela Sociedade Espanhola de Nutrição Parenteral e Enteral (SENPE). Luciana Marques Cardoso (Nutrição) e Alexandre Azevedo Novello (Farmácia) publicaram o artigo Chemical composition, characterization of anthocyanins and antioxidant potential of Euterpe edulis fruits: applicability on genetic dyslipidemia and hepatic steatosis in mice, que é parte do doutorado da Professora Luciana Marques (foto).
O estudo teve como objetivo investigar a composição química e o potencial antioxidante de extratos liofilizados dos frutos Euterpe edulis, conhecidos popularmente como palmeira Juçara ou açaí da Mata Atlântica, e seus efeitos na esteatose hepática e dislipidemia genética em camundongos APOE -/-.
O extrato liofilizado reduziu a gravidade da esteatose hepática e modulou os níveis séricos de triglicerídeos dos camundongos APOE -/- devido ao efeito antioxidante potencialmente mediada pelas antocianinas do fruto.
O que isso significa
O estudo teve como objetivo investigar a composição química e o potencial antioxidante de extratos liofilizados (secos) dos frutos Euterpe edulis, conhecidos popularmente como palmeira Juçara ou açaí da Mata Atlântica, e seus efeitos na esteatose hepática (concentração de gordura no fígado) e dislipidemia (lipídios no sangue) em camundongos de linhagem APOE -/- (camundongos predispostos ao acúmulo de gordura).
O extrato seco do fruto reduziu a concentração de gordura no fígado e modulou os níveis no sangue de triglicérides dos camundongos devido ao efeito de elementos nutricionais (principalmente antocianinas e fibras) presentes no fruto.
Outra parceria
No primeiro semestre de 2015, os dois professores publicaram juntos em outra revista internacional a Journal of Food and Nutrition Research um trabalho sobre o mesmo fruto da Mata Atlântica, parte do mestrado do professor Alexandre Novello.