*Adriane Jane Franco
A partir de 14 de fevereiro de 2011 os medicamentos para o tratamento da hipertensão e diabetes serão distribuídos gratuitamente ao cidadão em todas as farmácias e drogarias do País participantes do Programa Farmácia Popular A medida é do Ministério da Saúde, que irá repassar aos estabelecimentos conveniados o valor integral dos remédios. O subsídio do Ministério da Saúde passará de até 90% para 100%. Esta nova regra vale apenas para os medicamentos indicados para o tratamento da hipertensão e diabetes.
A medida se aplica apenas aos medicamentos indicados para o tratamento de hipertensão e diabetes. As regras para dispensação dos medicamentos indicados para dislipidemia, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além dos anticoncepcionais e fraldas geriátricas permanecem inalteradas, ou seja, com até 90% de desconto.
A Farmácia Escola Univiçosa está cadastrada no Programa Farmácia Popular e disponibiliza os medicamentos para toda a população. Para adquirir medicamentos do programa o usuário deve apresentar o CPF e a receita médica com validade de seis meses (180 dias) contando a partir da data de prescrição. O paciente pode ter acesso a lista dos medicamentos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular e das farmácias e drogarias conveniadas no site do Ministério da Saúde. É importante ter em mãos ou pelo menos conhecer a lista para evitar possíveis fraudes.
* Farmacêutica, Professora do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. Responsável pela Farmácia Escola da Univiçosa