Marketing uma ferramenta indispensável no século XXI

Marketing uma ferramenta indispensável no século XXI
Publicado em 10 de julho de 2007
(*) Prof. Bruno Torres

O mundo do marketing se encontra imerso em uma batalha em que as empresas procuram uma vantagem competitiva que lhes posicione e lhes diferencie de seus competidores enquanto tratam, além disso, de ganhar novos clientes e lhes animar a que gastem mais. Não adianta querer fugir, estamos vivendo na “era consumista”. O que fazer então? O que eu proponho é estudar e entender esses acontecimentos para que possamos aprender com eles e tirar proveitos para nossa vida e/ou empresa.

Dia a dia, várias são as ferramentas e novas formulas que as empresas têm utilizado para fidelizar e ganhar novos clientes, além de aparecer e se destacar no mercado. Segundo especialistas, custa três vezes mais ganhar um cliente que reter os que uma empresa já tem. Notamos ao ler reportagens relativas a marketing que as empresas que melhor se destacam são aquelas que criaram uma nova maneira de se comunicar com seus clientes. Exemplos? Digite “marketing” no Google e você descobrirá 1001 conceitos e tipos de marketing. Existe marketing para tudo hoje!

A Rede de Hotéis NH da Espanha precisava demolir seu hotel no centro de Madri. Aproveitando essa oportunidade, essa cadeia de hotéis teve uma idéia diferente e convocou os estressados que desejassem demolir os quartos do hotel e ganhar uma noite com jantar. Receberam mais de mil correios eletrônicos! Com a ajuda de uma equipe de psicólogos e um breve teste (que incluía dar um murro a um boneco com forma de chefe), a mostra se reduziu a 40 indivíduos. O evento não é um anúncio; tampouco uma festa promocional. "É uma idéia fora de formato", diz Enrique Tellechea, diretor de marketing do NH Hotéis. A idéia foi um sucesso total, com repercussão na mídia internacional. Só para relatar, esse tipo de marketing foi batizado de “Marketing agressivo”.

O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida. Quer vender mais e melhor? Faça marketing! Que viver mais e melhor? Faça marketing!

Por isso digo: estudemos marketing e não fiquemos somente olhando o mundo girar; giremos o mundo!


(*) Publicitário. Coordenador do Curso de Marketing da Faculdade. Doutor em Comunicação pela Universidade de Valencia/Espanha


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/e5ff1b1b-d9aa-493a-bd97-6a51351af0bd