Acadêmicos do curso de Engenharia Química (noturno e diurno) da Univiçosa participaram da visita técnica a Cervejaria Bohemia, em Petrópolis (RJ), neste sábado (31). A visita foi coordenada pela gestora do curso, Daniella Sette, e pela professora, Tatiana de Freitas Silva, Engenheira Química e Doutora em Engenharia Química.
Os alunos conheceram a primeira cervejaria do Brasil, fundada pelo colono alemão Henrique Kremer em 1853, através de uma viagem interativa pela história, arte e ciência da fabricação de cerveja. Eles aprenderam sobre a cerveja, desde a antiguidade até os dias de hoje.
No ambiente “Sala dos Mestres” da cerveja eles conheceram um pouco dos objetos, documentos e particularidades dos mestres cervejeiros de Bohemia. No espaço de ingredientes e produção foi possível conhecer os ingredientes que deram origem à receita da cerveja clássica e ao rótulo da Bohemia: Água, malte, lúpulo e levedo.
Depois, os alunos, conheceram as etapas de produção de cerveja. A primeira é conhecida como a parte quente onde o mosto cervejeiro é formado com a mistura da água, malte e lúpulo. Em seguida, o mostro depois de passar pelos processos de resfriamento, fermentação, maturação e filtração, se transforma em cerveja.
Após essas etapas foi possível observar a linha de produção, que permitiu a visualização de todo o processo produtivo da empresa, conferindo uma experiência prática do assunto abordado na teoria.
Para a professora Tatiana “as visitas técnicas são muito importantes, para que os alunos possam aprimorar o que tem aprendido em sala de aula, proporcionando uma formação mais ampla”.