Com Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG
Muitos produtores rurais têm encontrado dificuldade no preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Tanto que, embora o prazo dado originalmente pelo Ministério do Meio Ambiente para o comprimento da lei vencesse em maio, até agora somente 57,27% das propriedades estão regularizadas.
Para que os proprietários de imóveis rurais possam cumprir sem problema o novo prazo, estipulado até maio de 2016, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) oferece em seu portal de educação à distância um curso gratuito, ensinando o passo a passo do CAR. As matrículas estão abertas para todo o Brasil e as aulas da primeira turma começaram em 25 de agosto de 2015.
Inserido no programa Campo Sustentável, o curso Cadastrado Ambiental Rural, é livre e pode ser feito por qualquer pessoa com 18 anos de idade ou mais. Em apenas 20 horas-aula, o participante aprende como inscrever um imóvel rural no CAR conforme as exigências da lei 12.651/12, criada para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e para o planejamento ambiental econômico das terras agricultáveis.
O engenheiro agrônomo Mateus Moraes Tavares, assessor técnico do SENAR, alerta os produtores para a importância de regularizar suas terras. “O CAR tem que estar preenchido corretamente porque, além de todo o benefício que vai trazer para a natureza, a partir do momento em que a lei entrar em vigor, o produtor só terá acesso ao crédito bancário com imóvel cadastrado. E o CAR também será exigido para licenciamento ambiental e nas transações de compra e venda da propriedade.”