A Revista “M & Z em Minas”, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, publicou o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) “Horsemanchip” em sua edição do primeiro trimestre de 2012. O trabalho é do Médico Veterinário Rafael Belo Fernandes, formado pela Univiçosa em 2011. No TCC, Rafael Belo foi orientado pelo Professor João Paulo Machado.
Entre as principais conclusões dos autores, destaca-se o fato de que o horsemanship não se refere apenas a uma técnica de interação homem-cavalo, mas, sim, a uma forma inteligente e sensível de se obter sucesso na lida com cavalos. “Trata-se do estabelecimento de uma parceria com o animal – uma ligação – e, como consequência, uma liderança. Para isso, é preciso exercitar alguns conhecimentos, tais como: o comportamento do cavalo; a linguagem que ele usa para se comunicar dentro da sua manada; identificar seus temores, aflições e zonas de conforto; saber de que maneira ele ‘pensa’ e reage. Portanto, saber respeitar sempre a linguagem que ele utiliza”, afirmam.
Atualmente, Rafael Belo Fernandes trabalha com comportamento equino. “A busca pelo aprimoramento profissional deve ser contínua e o desenvolvimento de trabalhos científicos como este é uma relevante forma de aprimoramento, além de levar informações importantes à sociedade acadêmica”, diz o ex-aluno da Univiçosa.