Neste sábado (18), os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e de Engenharia Ambiental da Univiçosa realizaram visita técnica ao Parque Nacional da Tijuca, localizado na cidade do Rido de Janeiro (RJ). Eles foram acompanhados pelo Professor Fábio Simão [Políticas Ambientais] e pela Professora Letícia Bergo [Ecologia]. O grupo foi recebido pela Bióloga e Analista Ambiental do Parque, Katyucha Von Kossel de Andrade, e sua equipe.
Fábio Simão diz que visita fez o grupo refletir sobre a importância de conhecer locais como aquele e os alunos já começaram a estudar a possibilidade de novas excursões. “Nós, professores, incentivamos e esperamos que sejam sempre possíveis projetos como este, que tornem ainda mais amplo o cabedal de conhecimentos e vivências dos alunos da Univiçosa.
O Parque Nacional da Tijuca, com seus 3.953 hectares de área, é um fragmento do bioma da Mata Atlântica e parte integrante da Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro. Criado em 6 de julho de 1961, é, atualmente, o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo cerca de 2 milhões de visitantes por ano. Seu relevo montanhoso e a presença de escarpas muito íngremes, onde se destacam o Pico da Tijuca — com 1.021 metros, a Serra da Carioca — onde se localiza o Corcovado, com 710 metros; o conjunto Pedra Bonita/Pedra da Gávea e a Serra dos Pretos-Forros & Covanca, conferem ao Parque Nacional da Tijuca uma beleza cênica única, contrastando o verde da mata com as superfícies rochosas e o mar.
Cristiane Pires, Gestora do curso de Gestão Ambiental, diz que “a participação dos alunos nessas visitas técnicas aprimora seus conhecimentos técnicos e contribui para uma formação diferenciada”.