Professor da Faculdade reforça importância da vacina contra Gripe H1N1

Professor da Faculdade reforça importância da vacina contra Gripe H1N1
Publicado em 05 de março de 2010

Muitos computadores ainda sem internet (Foto: http://www.photl.com/pt)

O Ministério da Saúde pretende imunizar 62 milhões de brasileiros contra a Gripe H1N1, que já foi chamada de Nova Gripe e Gripe Suína. Nos estoques governamentais, há, ainda, 21 milhões de doses extras da vacina, para situações de emergência.

Estudos apontaram os grupos atingidos de forma mais grave pela gripe em 2009, o que foi decisivo para determinar o calendário deste ano. Quem tem alergia a ovo não pode ser vacinado. "Isso ocorre porque, no processo de produção das vacinas, os vírus são inoculados em ovos, e algumas proteínas às quais a pessoa é alérgica poderão estar no imunizante", diz o Professor Marcos Rodrigo de Oliveira, Gestor do Curso de Farmácia da Univiçosa.

Segundo o Professor da Univiçosa, medidas simples devem ser adotadas em caso de suspeita da gripe: lavar as mãos com freqüência e sempre que tossir ou espirrar; usar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; não tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca; e procurar um médico imediatamente, diante de sintomas — especialmente febre, tosse, dor de cabeça e dores pelo corpo. “Ninguém deve tomar medicamentos por conta própria”, alerta o Professor Marcos Rodrigo de Oliveira.

O calendário prevê a vacinação de indígenas e dos trabalhadores envolvidos na assistência direta ao paciente entre os dias 8 e 19 de março. Depois, entre 22 de março e 21 de maio, será a vez das grávidas em qualquer período de gestação. Outro grupo, os pacientes não-idosos com doenças crônicas e as crianças de seis meses a dois anos de idade, será vacinado de 22 de março a 2 de abril. "Entre as doenças crônicas, destaco a insuficiência renal e a hispertensão arterial", afirma o Professor da Univiçosa. Adultos de 20 a 29 anos receberão a vacina entre 5 e 23 de abril. No período de 24 de abril e 7 de maio, os idosos serão imunizados contra a gripe sazonal, como ocorre em todos os anos, e também receberão a vacina contra a H1N1.

Para facilitar ainda mais, o Ministério da Saúde vai avisar por e-mail a data da vacinação de seu grupo. Basta acessar o Portal da Saúde e preencher um cadastro, a partir de 8 de março. Haverá, ainda, intensa campanha na mídia.

"É importante a participação de todos nessa campanha. O Governo Federal tem feito sua parte e agora é a vez da população fazer a sua. Somente com a vacinação se pode ter o controle da gripe", finaliza o Professor da Univiçosa.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/dea9bdf5-fb01-4762-8c7b-1d8df35a1a1f