Alunas do décimo periodo do Curso de Psicologia da Univiçosa/Esuv, acompanhadas pela professora Maria Tereza Brandi (Psicóloga, Mestre em Saúde, Especialista em Psicologia Hospitalar: Supervisora de Estágios), realizaram atividades educativas sobre diabetes e seus aspectos emocionais, no Bairro de Silvestre, em Viçosa, com apoio da equipe local do PSF (Programa Saúde da Família). Participaram da ação as alunas: Natalya Martins, Natalia Sampaio, Marcia Aparecida, Maria Rita Fialho , Laisa Nunes Heringer e Eliane Ferrão.
A educação em “diabetes mellitus” tem se mostrado um recurso poderoso no tratamento e controle da doença. O grupo educativo consiste na reunião de duas ou mais pessoas interagindo umas com as outras gerando ação conjunta visando a um objetivo comum.
O grupo tem facilitado a prática acadêmica e, também, possibilitado a disseminação da informação sobre uma doença de grande relevância para a população, uma vez que, se não acompanhada e nem tratada, em casos extremos pode levar a cegueira, perda de função renal e até à amputação de membros.