Na última terça (18), às 19h, foi realizado na Casa do Empresário de Viçosa, o I Encontro do Setor de Construção Civil. O espaço aberto à primeira oportunidade de tratar da viabilidade de projetos e parcerias no ramo de empreendimentos, teve como finalidade, uma maior articulação entre as empresas locais para melhor administrar o setor de construção civil no município.
Entre os segmentos presentes estavam: a Univiçosa, representada pelo Gestor de Engenharia Civil, Adonai Fineza; a Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI); Casa do Empresário; Prefeitura Municipal de Vçosa; Sebrae; e representantes dos Engenheiros Sem Fronteiras; grupo formado por estudantes de Engenharia Civil.
Em torno dos APLs foram pontuadas questões de grande destaque para o desenvolvimento de serviços na área. Segundo o Gestor Adonai Fineza, a participação da Univiçosa no encontro foi importante pela atuação acadêmica da Instituição e como meio de permitir a capacitação para o mercado de trabalho: “Essa é a nossa importância como produtores de conhecimento e, para mim, isso é muito gratificante. Dos sete estagiários de Engenharia Civil que hoje temos na Casa do Empresário, no setor de construção, o líder de todos os demais é da Univiçosa”, ressalta o Gestor.
"Com elevadas taxas de crescimento, a construção civil cresce de forma desorganizada em Viçosa", explica Adonai. Para o Gestor, as empresas concorrentes na verdade deveriam ser parceiras: “A parceria promove baixo custo, o que é interessante para todo mundo. Se tem várias empresas comprando em um mesmo local, o custo de compra se reduz e diminuem os gastos da obra”. Além disso, outro empecilho para os avanços do ramo na cidade é o preparo da mão de obra básica: “Hoje é uma guerra conseguir mão de obra. O profissional nesta área está escasso”, conclui.