Professor da Univiçosa defende tese de doutorado

Professor da Univiçosa defende tese de doutorado
Publicado em 13 de abril de 2016

Eustaquio Paiva (de blusa vermelha) ao lado da Gestora Silvia Helena (de blusa azul), com a equipe de profissionais da Clínica de Fisioterapia

O Professor Eustaquio Luiz Paiva de Oliveira, do curso de Fisioterapia da Univiçosa, defendeu a tese de doutorado “Estudo da participação do receptor toll-like 4 no reparo do tecido muscular”, no Centro de Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense: Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências. Foi na quarta-feira dia 6.

Para comemorar a conquista, a gestora do curso, Professora Silvia Helena de Morais, demais professores e alunos do curso realizaram um café coletivo nesta quarta-feira (12). Eustaquio Paiva é professor de Anatomofisiologia II e Neuroanatomofisiologia I nos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia. Tem experiência na área de Fisioterapia e em Imunologia aplicada atuando principalmente em neurociências, miopatias inflamatórias, regeneração muscular e laserterapia de baixa intensidade.

“Estudar os processos básicos de reparo do tecido muscular esquelético permite compreender uma série de eventos e fatores que possibilita direcionar nossa estratégia de tratamento e consequentemente antecipar o retorno dos pacientes acometidos por afecções musculares às suas atividades de vida diária, contribuindo de maneira significativa na qualidade de vida”, comenta o professor, que agradeceu a Univiçosa — em especial a Professora Silvia Helena, gestora do curso de Fisioterapia, pela confiança e compreensão. “Tenho orgulho e enorme prazer em fazer parte da equipe-família da Fisioterapia na Univiçosa. Manifesto também imensa gratidão a meus colegas professores, alunos e funcionários da instituição”.

Para a gestora Silvia Helena “é uma satisfação que vem ao encontro da política institucional de estímulo e apoio à capacitação e formação profissional do nosso corpo docente”.

O curso de Bacharelado em Fisioterapia da Univiçosa é reconhecido e aprovado pelo Ministério da Educação. Possui duração mínima de 5 anos e prepara o acadêmico para a realidade do mercado de trabalho regional e brasileira, capacitando-o a atuar em equipes multidisciplinares ou como profissional liberal. O Fisioterapeuta é o profissional mais bem preparado para avaliar, diagnosticar, prevenir e conduzir uma terapêutica eficiente em qualquer distúrbio do movimento humano.

Na Univiçosa o curso tem aulas práticas, visitas técnicas, práticas clínicas, projetos de pesquisa e extensão, produção científica e simpósios acadêmicos que complementassem todo o conteúdo ministrado nas aulas teóricas. Foi o primeiro curso do Brasil a incorporar em sua graduação conteúdos de terapia manual, até então vistos somente em cursos de extensão e pós-graduação.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/db6c9823-30d4-471e-b780-0fb0cae2f0e2