Com proximidade do inverno donos de cães devem redobrar cuidados

Com proximidade do inverno donos de cães devem redobrar cuidados
Publicado em 11 de junho de 2013

Inverno requer cuidados especiais com cães (Foto: Photo Express)

Alessandra Sayegh Arreguy Silva*

Com a proximidade do inverno, é importante redobrar a atenção com a saúde dos cães.

Animais de pelo curto podem sentir frio dependendo do local onde ficam: piso frio, área externa da casa, por exemplo. Caminhas do tipo iglu ou casinhas de madeira são boas opções ou ainda podem ser utilizadas caixas de papelão, que não tem custo e facilitam a troca a cada duas semanas.

Como as visitas ao petshop tendem a diminuir no tempo frio, as escovações precisam ser realizadas em casa, pois cães de pelagem longa podem embolar os pelos com facilidade. Caso o animal use roupinhas, elas devem ser retiradas diariamente e lavadas. Os pelos precisam ser escovados. Muitos casos graves de pelos embaraçados são causados pelo uso de roupinhas por longo tempo.

Para desembaraçar o pelo são recomendados produtos específicos antes da escovação. Uma dica bastante simples e eficaz é a utilização do amido de milho (Maizena) onde os pelos estiverem embaraçados, antes do banho.

Os cães também devem ser vacinados contra gripe canina, que é altamente contagiosa. No UniPet — petshop diferenciado localizado no campus Univiçosa, a campanha de vacinação contra gripe canina iniciou-se em maio alertando os clientes para a importância de se prevenir a doença, causada por uma bactéria e dois vírus. Os sinais observados nos animais doentes são tosse forte e seca que pode evoluir para pneumonia.

Com o tempo seco observa-se um aumento considerável na população de ectoparasitas no ambiente (principalmente carrapatos). Por isto, a prevenção com o uso de medicamentos ectoparasiticidas deve ser feita. O Médico Veterinário pode indicar a melhor opção e também aquela que caiba no bolso do cliente.

* Médica Veterinária, Mestre em “Medicina Veterinária”, especialista em “Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais”. Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa/Esuv


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/db37c623-5938-4398-9447-03299ae1ead5