Entre segunda-feira dia 25 e ontem diversas atividades marcaram a Semana Acadêmica do Curso de Direito da Univiçosa. A abertura do evento contou com as presenças do Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues; do Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira; do Diretor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen; do Gestor do Curso, Professor Mário Monteiro de Castro Neto; da Presidente da 91 Subseção da OAB de Viçosa, Vanja Honorina Aguiar Albino, além de juízes, promotores, defensores públicos, professores e um grande número de alunos e ex-alunos.
Dia 25
Na segunda-feira 25, os escritores e professores Bernardo Gomes Barbosa e Ramon Mapa Silva ministraram palestra sobre “Direito e Literatura e o Sistema Anárquico”. Bernardo Gomes Barbosa Nogueira é Doutorando em Teoria do Direito pela PUC/Minas Gerais e Mestre em Ciências Juridico-Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; e Ramon Mapa Silva é Mestre em Teoria do Direito pela PUC/Minas, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto e Professor de Ciência Política e Teoria Geral do Estado.
De acordo com Bernardo Nogueira “de interseções constrói-se o humano. A interação é marca dessa criação. Logo, ao fazer dialogar o direito com a literatura, dimensões dantes esquecidas pela linguagem jurídica, agora reluzem e reclamam local de fala – pois que o humano é um ser de linguagem. Carente e capaz de se criar pelos discursos que inventa. Neste sentido, a literatura abre a vereda do horizonte do direito, e nela deixa caminhar pés maltratados pela violência ínsita ao fazer jurídico. Ao nos colocarmos dentro da interseção, não há que se questionar se há peça ou jogador, as peças aqui se fundem em jeito de permuta constituinte de si e do outro. Temos tanto a agradecer e temos que fazê-lo a tantas pessoas.”
Nesse contexto, foi lançado o livro “Direito e Literatura. Inserções Discursivas nas Veredas da Linguagem”. O livro, uma coletânea de artigos, foi organizado pelas professoras da Univiçosa Maria Antonieta Rigueira Leal Gurgel e Ângela Barbosa Franco. Maria Antonieta avalia que “há momentos na vida que as palavras se perdem porque nada do que dissermos expressa o tom perfeito dos sentimentos e emoções. Entretanto, falar é preciso porque é o tempo de realização de um sonho: unir Direito e Arte. Daí nasceu o livro. Agradeço à Direção da Univiçosa, na pessoa de seu Diretor, Evaldo Zeferino, que, desde o primeiro momento, confiou em nós e nos apoiou para que a obra se tornasse realidade; ao gestor do Curso de Direito, Mário Monteiro; e a todos os professores e professoras, além dos autores dos textos que compõe o livro. Também aos professores Bernardo Nogueira e Ramon Mapa: com eles é possível sempre a troca e a interação intelectual. Obrigada por gentilmente aceitarem o convite de prosearem conosco em Viçosa”. Por fim, a autora estendeu seus agradecimentos a todos os presentes e àqueles que, mesmo de longe, participaram de alguma forma. Durante o lançamento houve exposição do artista plástico Ayrton Pyrtz (que ilustrou a capa do livro) e música ao vivo com Antônio Medeiros. Os autores dos artigos que compõem o livro são professores, alunos e ex-alunos do curso de Direito da Univiçosa, além de convidados externos:
- Ana Paula Pessoa Brandão Chiapeta
- Ângela Barbosa Franco
- Bernardo G.B. Nogueira
- Fernando Gomes Schettini
- Glauco Rodrigues de Paula
- Guilherme Gomes Sabino
- Jhonatt Pereira
- Maira Gomes de Oliveira
- Maria Antonieta Rigueira Leal Gurgel
- Maria Cristina Pimentel Campos
- Mário Monteiro de Castro Neto
- Monik Suélly da Silva Castro
- Ramon Caldas Ferreira
- Ramon Mapa da Silva
- Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior
Dia 25
A Juíza de Direito da Primeira Vara Cível da Comarca de Viçosa, Giovanna Travenzolli Abreu Lourenço, Coordenadora do Centro Judiciário de Soluções e Conflitos e Cidadania, ministrou palestra sobre “Nova Justiça e os Métodos Alternativos de Solução de Conflitos”. O Professor e escritor Zanone Manuel De Oliveira Júnior falou sobre “Desafios da Advocacia Criminal”
Dia 27
Houve palestras sobre “Medidas de Segurança e a Individualização da Reposta Penal”, com o Professor e Escritor André de Abreu Costa, Mestre em Teoria do Direito pela PUC/Minas; e sobre “Garantismo Constitucional”, com o Professor Carlos Samuel Borges Cunha, Promotor de Justiça de Entrância Especial de Manhuaçu.