O primeiro nível de intervenção em saúde vem ampliando suas ações e conquistando um espaço cada vez maior na atenção com a saúde da população. Preocupados com esta questão, o Projeto de Extensão Núcleo de Apoio à Saúde da Família (UniNasf) da Univiçosa, que já caminha para dois anos de existência, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Silvestre mantém um grupo de atividade física que acontece duas vezes por semana na praça do bairro.
O grupo é constituído principalmente pela população idosa do bairro, que previamente não participava de nenhum grupo de atividade física e que se dispôs a participar do projeto com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. A maioria apresenta histórico de hipertensão arterial e/ou diabetes, e estão em acompanhamento contínuo na ESF. Há também, pessoas previamente hígidas que buscam prevenir moléstias relacionadas à saúde.
Para ingressar no grupo, o interessado, precisa passar por uma avaliação médica, sua aptidão física será avaliada para a liberação em participar das atividades. A ESF agenda a avaliação médica de acordo com a demanda.
A próxima data agendada para novas avaliações está marcada para o dia 27 de maio (quarta-feira). Os interessados devem procurar a ESF e/ou o agente comunitário responsável por sua área.
A professora do curso de Fisioterapia, Isabel Cristina Silva, uma das coordenadoras do projeto, diz: “Não é uma proposta de saúde física apenas. Buscamos a interação das pessoas, qualidade de vida, o bem estar e o entretenimento. Todos estão convidados a fazer parte do grupo”.