Nesta sexta-feira (11), o Diretor Administrativo-Financeiro da Univiçosa, Professor Mateus Mendonça Vieira, entregou diversos materiais à Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa (SMS). Os materiais foram entregues ao Secretário Municipal de Saúde, José Aparecido de Sousa, e ao Chefe de Departamento das Redes de Atenção à Saúde, Cleverson Roque Coutinho. A doação resulta de um pedido formal do atual Secretário devido às necessidades atuais da SMS.
“As secretarias buscam instituições parceiras para fazer esse tipo doação. A Univiçosa está doando todo esse material, que será muito útil e bem aproveitado pela SMS. Acreditamos que essa parceria fortalece ainda mais os laços da Univiçosa com a SMS. Alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, por exemplo, também dispõem de diversas oportunidades de estágio nos hospitais, postos de saúde e policlínicas. Esses campos de estágio são muito importantes para os nossos alunos e acaba sendo um auxílio ao município quanto à melhoria e profissionalização nesses locais”, analisa Mateus Vieira.
A Univiçosa já havia entregado à SMS, no dia 2 de março, 6720 envelopes pardos e 120 esfigmomanômetros, recebidos por Pauliana Coelho Garcia, Coordenadora da Atenção Primária da Saúde. Hoje foram doados mais 14 mil envelopes pardos, 40 glicosímetros e 120 caixas de fitas para glicemia com 50 unidades em cada caixa. Ainda será doada uma secadora de roupas.
Para Cleverson Coutinho, o material doado vai somar com o material da SMS para prover o estágio dos alunos, que também impactará positivamente no atendimento à população. “Essa doação agrega nos nossos serviços, porque temos um grande número de unidades de saúde que recebem vários estudantes, inclusive da Univiçosa. Isso facilita, agiliza o trabalho e também o aprendizado dos alunos”.
Segundo José Aparecido de Sousa, as fitas e aparelhos de glicemia são oferecidos gratuitamente pelo Estado e pelo Ministério da Saúde aos municípios, porém os aparelhos não vêm sendo disponibilizados pelos órgãos responsáveis e, hoje, o município não teria condições de comprar, pois o custo é alto. “Primeiramente gostaria de agradecer e reforçar que essa parceria entre a Univiçosa e a SMS vem crescendo. Os aparelhos de pressão e as fitas são de extrema importância porque chegou em um momento bem difícil para nós”.
A parceria entre a Univiçosa e SMS inclui estágios nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínica, Farmácias e também com as Feiras de Saúde que são realizadas através do NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão da Univiçosa), coordenado pelo Professor Marcelo Dias. A primeira Feira de Saúde em Viçosa está programada para o dia 16 de abril na Comunidade das Coelhas.
Também está sendo discutido e elaborado um novo Projeto entre os cursos de saúde da Univiçosa e a SMS, que pretende criar um Posto de Saúde itinerante, levando maior assistência à população.