A Professora Raquel Duarte Moreira Alves, do Curso de Nutrição da Univiçosa, está entre os pesquisadores contemplados na edição 2014 do Prêmio Henry Nestlé. Raquel Duarte é Mestre e Doutora em Ciência da Nutrição e integrou a equipe premiada na área de Nutrição Clínica em pesquisa realizada no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
O trabalho — fruto da dissertação de mestrado da Professora Flávia Galvão Cândido (Departamento de Nutrição/UFV) e da Nutricionista Dayse Mara, tendo como orientadora a Professora Rita de Cássia Gonçalves Alfenas —, concluiu que a ingestão diária de 4 a 5 porções de produtos derivados do leite desnatado contribui para a redução do peso corporal e da concentração sanguínea de ácido úrico. Os resultados se devem não só à adequação da ingestão de cálcio, mas, também, ao efeito que o laticínio em si promove no organismo, uma vez que a suplementação medicamentosa do nutriente não foi promissora: suplementar cálcio não é a solução e, sim, ingerir alimentos ricos no nutriente, principalmente de origem láctea.
Níveis sanguíneos elevados de ácido úrico estão relacionados à doença comumente chamada de “gota”, além de aumentar o risco do desenvolvimento de diabetes e hipertensão. Pesquisas como essa são importantes para reforçar a necessidade de uma dieta nutricionalmente adequada — e não apenas baixa em calorias ou pobre em gordura e açúcar, para prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.
O Prêmio Henry Nestlé é uma iniciativa da Nestlé para valorizar pesquisadores brasileiros que desenvolvem trabalhos científicos nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nutrição Clínica e Nutrição em Saúde Pública.