Nesta segunda-feira (20), as psicólogas Denise Salles e Maria das Graças Ernesto, graduadas pela Univiçosa/Esuv, ministraram palestra sobre Assédio Moral nas Empresas, para alunos do terceiro módulo do Curso Superior de Tecnologia em “Gestão de Empresas”, no campus Univiçosa. A atividade foi proposta pelo Professor Nelimar Ribeiro de Castro, titular da disciplina “Psicologia Organizacional” (Psicólogo, Especialista em “Psicologia e Desenvolvimento Humano”, Mestre e Doutor em “Psicologia com Ênfase em Avaliação Psicológica”).
Nesta disciplina estão ocorrendo discussões sobre questões relacionadas à saúde do trabalhador, com ênfase na saúde mental. O tema assédio moral foi destacado por ser uma prática com grande potencial para prejudicar o trabalhador em todas as esferas de sua vida.
Segundo as palestrantes, entende-se por assédio moral uma perseguição sistemática e duradoura do trabalhador promovendo situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. O assédio moral tem promovido grandes perdas para os trabalhadores, principalmente, no que se refere a danos à sua saúde física e mental, mas também para as empresas, pela perda de produtividade dos profissionais vitimizados. Mas, felizmente, ações públicas tem coibido a prática de assédio moral, pois a Justiça do Trabalho tem acolhido as denúncias de tais práticas, garantindo o direito dos trabalhadores. Além disso, as empresas têm modificado sua postura, e em muitos casos documentados de assédio moral a vitima tem recebido apoio de suas empresas, em detrimento do assediador que tem sido visto como prejudicial para a equipe de trabalho e a empresa.