Curso de Libras na Univiçosa é aberto a acadêmicos e ao público em geral

Curso de Libras na Univiçosa é aberto a acadêmicos e ao público em geral
Publicado em 02 de março de 2012

Coral de Libras da Univiçosa durante apresentação de Natal na Câmara de Vereadores


A Univiçosa resolveu abrir vagas em seu Curso de Libras ao público externo. Quem não estuda na Univiçosa deve se inscrever diretamente na Secretaria da Faculdade como aluno não vinculado pagando taxa mensal de R$ 63 para aulas entre este mês de março e junho. O início está previsto para 8 de março, com aulas às quintas-feiras das 17h20 às 19h. A inscreição dos acadêmicos da Univiçosa são feitas diretamente com o Gestor do curso em que o interessado está matriculado.

Naturais das comunidades surdas, as línguas de sinais são muito mais do que simples mímicas ou gestos soltos. Têm estruturas gramáticas próprias, particularidades, regionalismos e técnicas gestuais e visuais. Quem aprende uma língua de sinais aprende outra língua como o inglês, francês ou espanhol, por exemplo. Ou seja, passa a ter um diferencial em seu currículo.

O Brasil possui cerca de 6 milhões de surdos distribuídos por todas as áreas profissionais, clientes ou trabalhadores.

Atenta à tendência do atual mercado de trabalho, a Univiçosa oferece esse diferencial aos seus alunos de graduação. “O que vemos hoje é uma imensa dificuldade de encontrar profissionais qualificados em Libras [Língua Brasileira de Sinais]”, explica a Psicóloga Ângela Figueira, Gestora do Curso de Psicologia da Faculdade. O curso de Libras garante ao aluno segurança na conversação, incluindo ainda simulações de possíveis conflitos entre os futuros profissionais e a população de surdos.

A disciplina soma 40h contabilizadas como atividade complementar. O curso também é aberto ao público externo.

Entre as provas do sucesso do Curso é o Coral de Libras da Univiçosa – que já realizou apresentações inclusive fora da Faculdade, e o fato de a certificação em Libras ter peso decisivo nos processos de seleção para estágios e até em contratações.

A remuneração para quem domina a Língua de Sinais chega a R$ 300/hora em congressos ou conferência, de acordo com o SINTRA (Sindicato Nacional dos Tradutores).


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/d33674e3-48cd-4af3-be90-3e492d4904a7